metropoles.com

Covid-19: venda de passagens aéreas em março é a menor desde 2009

A queda é a maior já registrada na comparação entre os meses de março de cada ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Desinfecção Aeroporto Internacional de Brasília
1 de 1 Desinfecção Aeroporto Internacional de Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

As companhias aéreas estão sendo fortemente afetadas pelas consequências do novo coronavírus em todo o mundo. Entre lockdowns, confinamentos e fechamento de fronteiras, não sobram muitos motivos para viajar. No Brasil, a situação não é diferente. Em março, primeiro mês com impactos da pandemia para o setor no país, a quantidade de passageiros foi 35,5% menor do que o mesmo período de 2019.

Com o recuo, o volume de pessoas que realizaram voos domésticos em março deste ano foi o menor desde 2009, quando 4,181 milhões de viajantes embarcaram em voos no território nacional.

O Brasil teve 4,994 milhões de passageiros domésticos em março deste ano e 7,940 milhões no mesmo mês em 2019. A queda é a maior já registrada na comparação entre os meses de março de cada ano. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram compilados e analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

“Após o risco de paralisação completa do transporte aéreo no Brasil, em decorrência da pandemia por coronavírus, a Anac acompanhou a construção de uma malha essencial a partir de 28 de março. Com redução de 91,6% em relação à originalmente prevista pelas empresas para o período, o número de voos semanais estimados até o fim de abril passou de 14.781 para 1.241”, informou, em nota, a agência reguladora.

A baixa no mês de março foi suficiente para fazer com que o primeiro trimestre de 2020 fosse o pior desde 2013 para o setor aéreo em número de passageiros. Foram 21,897 milhões de trechos nos três primeiros meses do ano, recuo de 9% quando comparado aos 24,078 milhões no mesmo período de 2019.

Distrito Federal

O aeroporto de Brasília teve redução significativa de viagens não apenas em março mas em todo o primeiro trimestre do ano – queda maior do que a média nacional. No último mês, foram 789,4 mil passageiros, no DF, embarcando ou desembarcando. Em março de 2019, esse número foi de 1,308 milhão, o que representa retração de 39,7%.

No Distrito Federal, a quantidade de pessoas pousando ou decolando, no trimestre, passou de  4,058 milhões entre janeiro e março de 2019 para 3,537 milhões no mesmo período deste ano, queda de 12,8%.

Após registrar diminuição de 90% no fluxo devido à crise do novo coronavírus, o Aeroporto Internacional de Brasília começa, aos poucos, a retomar alguns voos. A partir do próximo dia 24, o número de destinos saindo da capital da República vai aumentar de 15 para 24. Nada perto, porém, das 45 localidades nacionais e 10 internacionais nas quais os aviões pousavam ou faziam conexões antes de a infecção por Covid-19 ser declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?