Covid-19: veja quem pode se vacinar em Goiânia nesta quinta (13/5)
Neste momento, imunização é direcionada a idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (fase 1)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A vacinação contra a Covid-19 na capital goiana atende nesta quinta-feira (13/5), três grupos prioritários: idosos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades (fase 1). Os postos de imunização estão divididos entre salas de vacinação, unidades de saúde e a Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É válido ressaltar que os postos drive-thru não estão mais disponíveis e a vacinação de grávidas sem comorbidades também foi suspensa.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, treze unidades de saúde são destinadas ao atendimento à fase 1 do grupo de pessoas com comorbidades, sendo obrigatório o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Trabalhadores da saúde são atendidos no Shopping Cerrado e Espaço Sinta-se Bem, enquanto idosos recebem primeira ou segunda dose na Área I da PUC.
Veja as especificidades de cada grupo.
Pessoas com comorbidades – fase 1
Enquadrados neste grupo:
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 45 anos
- Pessoas com comorbidades a partir de 45 anos
- Pessoas com Síndrome de Down e diálise crônica entre 18 e 59 anos
- Grávidas e puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades (obrigatório apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade).
Agendamento obrigatório pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, além de documento com foto, comprovante de endereço e documentação específica para o grupo. O atendimento é direcionado a 13 unidades de saúde listadas (clique aqui para ver).
Idosos
Primeira e segunda dose em idosos a partir de 60 e 64 anos, respectivamente, podem ser recebidas na Área I da PUC, no Setor Universitário. Atualmente, o atendimento no posto se restringe à modalidade pedestre. Não é necessário agendamento, mas é preciso levar documentos com foto e comprovante de endereço, além do cartão de vacinação da primeira etapa (para quem for tomar o reforço).
Trabalhadores da saúde
Atendimento somente por agendamento. Primeira dose aplicada no Shopping Cerrado, enquanto o reforço é recebido no Espaço Sinta-se Bem da Unimed. Além da documentação comum a todos os grupos, providenciar comprovante de vínculo empregatício, além do cartão de vacinação da primeira etapa (para quem for tomar o reforço).
Suspensão da vacina para grávidas sem comorbidades
Após uma orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem doenças preexistentes foi suspensa. Para as gestantes e mulheres em pós-parto de até 45 dias, com comorbidades, a imunização segue normal, apenas com as vacinas da CoronaVac e Pfizer.
Na terça-feira (11/5), Goiânia já havia anunciado mudanças ao suspender a aplicação da vacina AstraZeneca neste grupo. Até então, o critério era apenas a gestação e idade acima de 18 anos.
Vacinação contra Influenza
A campanha de vacinação contra Influenza abrange idosos a partir de 60 anos e professores. As doses são aplicadas em 55 salas de vacinação, Área I da PUC Goiás e Sesc Faiçalville, sempre para pedestres. Ainda, foram disponibilizados dois drive thru (Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada) para o atendimento ao grupo. Não é necessário agendar.
Idosos devem levar algum documento pessoal com foto e comprovante de endereço, enquanto professores precisam comprovar vínculo empregatício (contracheque ou contrato), além de documento pessoal com foto. Veja os locais de vacinação aqui.