metropoles.com

Covid-19: validade dos testes estocados será renovada, diz Pazuello

Questionada pelo Metrópoles, a Anvisa informou que não há ainda definição de mudança no prazo de validade dos testes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Dias/PR
pazuello_planalto
1 de 1 pazuello_planalto - Foto: José Dias/PR

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na manhã desta quarta-feira (2/12) que o prazo de validade dos 7 milhões de testes para diagnóstico de Covid-19, estocados em um armazém em Guarulhos e com prazo de validade próximo ao fim, será renovado.

O chefe da pasta afirmou que o processo de renovação é realizado “há muito tempo” entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Seegene, empresa fabricante dos exames.

Pazuello disse que o prazo de validade de oito meses, estabelecido no momento da compra dos testes, foi definido de forma “emergencial”. Segundo o ministro, os componentes dos testes têm validade “muito mais estendida” e a Anvisa já iniciou o processo de revalidação dos exames.

“As discussões técnicas com a Anvisa não são de agora. O processo vem caminhando, começou há muito tempo. Já vem sendo tratado com a empresa e a Anvisa”, disse Pazuello.

Questionada pelo Metrópoles minutos após a declaração de Pazuello, a agência informou que o assunto ainda estava em análise e “sem definição”. No entanto, depois da repercussão do assunto, a Anvisa emitiu uma nova nota informando que recebeu, na terça-feira (1º/12), um ofício do Ministério da Saúde solicitando a extensão do prazo de validade dos testes.

Segundo a agência, depois de receber o documento, foram pedidas à Saúde informações técnicas para avaliar a mudança nas datas de vencimento dos testes. O levantamento da pasta ainda não foi entregue à Anvisa. Leia trecho da nota a seguir.

No mesmo dia 1º/12, representantes da Anvisa realizaram reunião com o Ministério da Saúde para esclarecer a diligência realizada à pasta, tendo sido ressaltado que se tratam de informações fundamentais para que a Agência possa efetivamente proceder à análise da solicitação apresentada pelo Ministério da Saúde. Na mesma ocasião fora entregue cópia do Ofício encaminhado pela Anvisa.

Portanto, até a presente data, a Anvisa aguarda a apresentação das informações pelo Ministério da Saúde, de maneira que possa proceder à análise da solicitação excepcional em comento.

 

5 imagens
Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro
Eduardo Pazuello
Vacinas
1 de 5

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
2 de 5

Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro

Reprodução
3 de 5

Eduardo Pazuello

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Sputnik Vaccine/Divulgação
5 de 5

Vacinas

Unsplash

O anúncio de Pazuello ocorreu durante uma audiência pública organizada por parlamentares do Senado Federal que cobraram esclarecimentos sobre o estado dos testes estocados. O evento teve início às 9h30. O ministro não participou da audiência até o final, pois tinha uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O secretário nacional de Vigilância Sanitária, Arnaldo Correia, também participou da audiência. Ele disse que os 7,077 milhões de testes foram comprados por meio de um fundo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no dia 24 de abril.

Desse total, 2,8 milhões teriam validade prevista para o mês de dezembro. O restante teria a validade finalizada entre janeiro a março de 2021, de acordo com o secretário.

Arnaldo disse ainda que o Ministério da Saúde solicitou, na época da compra, quo prazo original fosse prorrogado e que a Seegene preparou um estudo sobre revalidação. O material teria sido enviado à Anvisa.

Segundo o secretário, a Saúde espera um posicionamento da agência até o fim da próxima semana.

“O pedido já foi protocolado com a Anvisa e a gente acredita que dentro de uma semana nós já tenhamos resposta definitiva, de modo que isso não comprometerá nenhuma validade dos testes RT-PCR”.

 

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?