Covid-19: um terço dos pais teme que filhos abandonem estudos após pandemia
Falta de motivação e a necessidade de trabalhar seriam alguns dos motivos que levariam a esse movimento
atualizado
Compartilhar notícia
Com a pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, 31% dos pais de alunos temem que os filhos abandonem as escolas públicas após o surto do vírus no país. O levantamento foi feito pelo instituto Datafolha, a pedido da Fundação Lemann e Itaú Social.
Segundo os pais, a falta de motivação e a necessidade de trabalhar são os fatores que podem levar os jovens a abandonar os estudos.
Entre os pais que relatam o temor do abandono escolar, 71% afirmam que os filhos estão desmotivados para estudar durante a suspensão das aulas presenciais e 44% afirmam que o relacionamento em casa piorou no período. Para 80% deles também há dificuldade em manter uma rotina de estudos com as atividades a distância.
A pesquisa foi feita por meio de 1.018 entrevistas com pais de 1.518 estudantes da rede pública de todas as regiões do país, entre os dias 11 e 20 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Dados da PNAD Contínua da Educação 2019 mostram que 20% dos 50 milhões de jovens de 14 a 29 anos no país estão fora da escola ainda que não tenham concluído a educação básica. A maioria afirma ter parado de estudar porque precisava trabalhar ou por falta de interesse.