metropoles.com

Covid-19: TRF-1 barra bloqueio de fundos partidário e eleitoral

Decisão do presidente da Corte derruba medida tomada por juiz no DF que retirava R$ 3 bi dos fundos e os destinava ao combate ao coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Carlos Moreira Alves, aceitou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu, nesta quarta-feira (08/04), liminar da Justiça Federal em Brasília que bloqueou R$ 3 bilhões dos fundos partidário e eleitoral e deixou o valor à disposição do governo federal para o combate ao coronavírus. A decisão do desembargador acolhe recurso da Advocacia do Senado, em nome da Mesa do Congresso Nacional.

A liminar havia sido concedida na terça-feira (07/04) pelo juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Os representantes do Senado alegaram no recurso  desrespeito à independência dos poderes e intervenção indevida no Legislativo. E ressaltaram que o Poder Legislativo vem aprovando as medidas necessárias para o combate à pandemia causada pelo coronavírus e que a proposta de destinação dos recursos do fundo eleitoral “está sendo discutida no Congresso Nacional pelos representantes eleitos pelo povo”.

O desembargador afirma que a decisão liminar do juiz Itagiba Catta Pretta, da 4ª Vara Federal de Brasília, não indicou “nenhuma omissão dos Poderes constituídos da República, no âmbito de suas respectivas esferas de competência” e ainda ‘interfere em atos de gestão e de execução do orçamento público, da mesma forma como interfere no exercício de competências constitucionalmente outorgadas a autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Segundo o desembargador, a liminar impôs, “efetivamente, grave lesão à ordem pública, sob viés da ordem administrativa”. “Se medidas para o combate à pandemia necessitam de ser adotadas, devem ser levadas a efeito, repita-se, mediante ações coordenadas de todos os órgãos do poder público federal, estadual, municipal e distrital, dentro de suas respectivas esferas de atribuições constitucionais, com intervenção apenas excepcional do Poder Judiciário”, registra a decisão.

(Com informações da Agência Estado e da Agência Senado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?