Covid-19: “Se alguém exagerou, foi no afã de buscar solução”, diz Bolsonaro
Presidente participou do lançamento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Em tom conciliador, falou de união
atualizado
Compartilhar notícia
Ao lançar o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a imunização é uma meta dos 27 governadores e da Presidência da República.
Em tom conciliador, ele falou de união e disse que se houve exageros, “foi no afã de buscar solução”. “Se alguns de nós extrapolou ou até exagerou, foi no afã de buscar solução”, disse.
“São 27 governadores com uma só proposta: o bem comum, a volta à normalidade”, iniciou Bolsonaro, elogiando os chefes dos Executivos estaduais. O presidente também voltou a citar a medida provisória que pretende editar para liberar R$ 20 bilhões para a compra de vacinas.
No evento, estavam presentes alguns governadores, como Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás.
O presidente também saudou o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o diretor-presidente, Antônio Barra Torres, que, segundo ele, “não mede esforços” para solucionar “questão das vacinas”.
O plano
Quem se vacinar, receberá duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção. O governo prevê a assinatura de um termo de consentimento.
De acordo com o plano divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (16/12), a imunização será feita em quatro grupos prioritários, que somam 50 milhões de pessoas. Serão necessárias 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas.