metropoles.com

Covid-19: relator confirma que vacinados assinarão “termo de consentimento”

Na MP das vacinas, constará que cada pessoa imunizada contra a doença terá de assinar o documento, conforme antecipou Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Liam McBurney – Pool / Getty Images
Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus
1 de 1 Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus - Foto: Liam McBurney – Pool / Getty Images

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta terça-feira (15/12), o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) disse que o relatório da Medida Provisória (MP) nº 1.003/2020, que autoriza o governo federal a aderir a uma iniciativa global de vacinação, vai prever um “termo de consentimento informado” para quem decidir se imunizar contra a Covid-19.

O parlamentar será o relator da MP. Na segunda-feira (14/12), em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que editará uma MP para destinar R$ 20 bilhões para a compra de vacinas e defendeu a exigência de assinatura de um termo de responsabilidade para quem decidir tomar o imunizante.

“Não é obrigatória [a vacina]. Vocês vão ter que assinar termo de responsabilidade para tomar. Porque a Pfizer, por exemplo, é bem clara no contrato: ‘Nós não nos responsabilizamos por efeitos colaterais’”, pontuou o chefe do Executivo.

“Tem gente que quer tomar, então toma, a responsabilidade é tua. Se der algum problema aí… espero que não dê”, destacou o presidente.

Após reunião com Bolsonaro, o deputado Geninho Zuliani adiantou que a vacinação será voluntária e ressaltou que as pessoas que decidirem se imunizar devem estar cientes dos possíveis efeitos adversos das vacinas.

“Eventualmente pode ter algumas reações e não dá para a União assumir esse passivo, ao longo das próximas décadas, de tudo aquilo que uma vacina pode trazer de efeito colateral”, defendeu ele.

Segundo o deputado, o tópico não estava presente na versão inicial do relatório, mas será incluído no texto que irá para votação. A MP está na pauta da Câmara desta terça. Depois, será analisada pelos senadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?