Covid-19: profissionais da Saúde reclamam de falta de EPIs
Segundo enfermeiros que estão na linha de frente contra o vírus, há déficit de materiais descartáveis, como aventais e máscara cirúrgica
atualizado
Compartilhar notícia
Em vários estados do país, profissionais da Saúde reclamam da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), essenciais para o combate à pandemia do novo coronavírus. A informação é do Jornal Nacional.
Enquanto algumas cidades ainda não têm registro de casos, em outras já há baixas na batalha contra a Covid-19.
Um dos profissionais de saúde gravou imagens e um outro, que não quer ser identificado, fala da falta de equipamentos de proteção no hospital: “Até está sendo disponibilizado o avental impermeável, porém, além dele, você tem que usar o descartável por cima”.
Ele relata que não há material descartável suficiente. “Você não pode sair de um paciente e atender o outro com o mesmo. Porém, não está tendo esse descartável. A máscara cirúrgica também não está tendo”, pontuou.
O perigo para quem está na linha de frente é enorme, porque, ao trabalhar diretamente com os doentes, os profissionais de saúde recebem uma carga de vírus e podem, por isso, desenvolver as formas graves da doença.
As queixas se multiplicam no país. O Conselho Federal de Enfermagem já recebeu quase 3,6 mil denúncias de falta, escassez ou má qualidade dos equipamentos de proteção individual como máscaras, luvas e aventais.