Covid-19: prefeitura do Rio autua 4.636 estabelecimentos em 5 dias
Ao todo, foram 378 multas e 37 interdições, além de reboques de veículos, encerramento de feiras e apreensões de mercadorias de ambulantes
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Cinco dias após a publicação do decreto municipal que estabeleceu medidas restritivas mais rígidas para a cidade do Rio de Janeiro, 4.636 estabelecimentos foram autuados pela prefeitura. Entre os principais motivos estão a não utilização de máscaras e a promoção de aglomerações.
Também estão incluídos neste total 378 multas e 37 interdições, além de registros de infrações de trânsito, reboques de veículos, encerramento de feiras e apreensões de mercadorias de ambulantes.
Somente no quinto dia de fiscalizações foram registradas 1.500 autuações, sendo 107 multas a estabelecimentos e cinco interdições. As operações têm o apoio da Polícia Militar e vêm sendo realizadas desde 17h sexta-feira (5/3) e seguem até o fim da validade do decreto, na quinta-feira (11/3).
Os comboios de fiscalização vistoriam diversos pontos da cidade como a zona sul; a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste; Campo Grande, também na zona oeste; e a Vila da Penha, na zona norte, além de ações destacadas da Guarda Municipal por todo o município do Rio de Janeiro.
“Muito da avaliação positiva desse período de fiscalizações vem da ocupação antecipada feita pela Seop e Guarda Municipal em pontos de aglomerações previamente detectados, como polos gastronômicos e boêmios do município. Seguiremos nas ruas realizando as operações e contando com o apoio e conscientização da população”, destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
A Guarda Municipal Rio notificou 96 estabelecimentos, entre bares, quiosques, restaurantes e lanchonetes, por funcionamento fora do horário permitido entre a tarde de terça-feira (9/3) e o fim da madrugada desta quarta-feira (10/3).
De acordo com o decreto, bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar atendendo ao público presencialmente das 6h às 17h. Após este horário, os estabelecimentos podem funcionar somente nos sistemas delivery ou take away. A ação também resultou na aplicação de 1.014 multas de trânsito
Desde sexta (5/3), foram 483 inspeções em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques, resultando na notificação de 312 deles por funcionamento fora do horário permitido pelo decreto. Ao todo, já foram aplicadas 3.289 multas de trânsito pelas equipes de fiscalização.