metropoles.com

Covid-19: médico emociona ao dançar forró com paciente em UTI

Pedro Carvalho Diniz disse que as imagens são uma mensagem de esperança para pacientes, familiares e profissionais que combatem a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
médico dança forró com paciente de covid-19
1 de 1 médico dança forró com paciente de covid-19 - Foto: Reprodução

De máscara, viseira, luvas e macacão, o médico Pedro Carvalho Diniz mostrou que sabe dançar forró. Porém, bem mais que isso, ele deu esperança a todos os pacientes com Covid-19 que lutam para vencer a doença.

Em imagens que viralizaram nas redes sociais, o profissional de saúde surge dançando Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina (PE).

Seu par? Uma paciente de 29 anos que passou duas semanas entubada tratando do coronavírus. “Ela foi nossa primeira paciente com a Covid-19. Foi internada na UTI no dia 2 de abril e eu a entubei no dia 3. O vídeo foi feito ontem [20/04]. Foi uma forma não apenas de testar a dependência dela de oxigênio, mas de humanizar o atendimento”, contou Diniz ao Metrópoles.

Para ele, a pandemia trouxe uma necessidade ainda mais elevada de tornar a relação entre médicos e pacientes mais humana. Pela exigência de um aparato de segurança constante para evitar que a equipe de saúde seja contaminada, momentos como esse servem para os pacientes se sentirem mais próximos de quem cuida deles.

Pedro Carvalho Diniz
O médico Pedro Carvalho Diniz

“A Covid-19 trouxe uma nova dimensão do que é humanização porque nos tornamos anônimos. Ficamos paramentados com máscara, viseira, macacão, luvas e isso nos tornou anônimos. Dançar foi uma forma da gente se aproximar da paciente”, explicou o médico, que está morando com um amigo porque, tendo um filho de 4 anos e outro de 5 meses, precisa evitar contato.

E o tratamento humanizado não teve apenas um bom forró. Os profissionais também deram um jeito da mulher ver a família da varanda do quarto. Além disso, trouxeram o aparelho de celular, permitindo que ela pudesse conversar com a esposa. “Isso reduziu a ansiedade dela e aumentou as esperanças. E meu deixou mais tranquilo”, completou Pedro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?