metropoles.com

Covid-19 matou mais policiais do que a violência no Rio em 2020

Cinco policiais civis e 39 PMs da ativa foram mortos em serviço ou fora em 2020. Já os que morreram em razão da Covid-19 somam 65 servidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Aline Massuca/Metrópoles
Polícia faz reprodução simulada do caso Kathlen
1 de 1 Polícia faz reprodução simulada do caso Kathlen - Foto: Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de JaneiroPoliciais civis e militares foram mais vítimas do coronavírus do que da violência no Rio de Janeiro, no ano passado. Os dados referentes à pandemia foram divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho.

De acordo com a estatística divulgada pelo Jornal Extra, cinco policiais civis e 39 PMs da ativa foram assassinados em serviço ou fora em 2020. Já os que morreram em razão da Covid-19 somam 15 policiais civis e 50 PMs, em um total de 65 servidores. Ao todo, 18.142 profissionais foram afastados por causa da doença, a maioria (16.460) PMs.

A presidente presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Marcia Bezerra, ressalta que desde o início da pandemia até junho deste ano, 28 policiais civis morreram de Covid-19.

“O Estado colocou à disposição álcool em gel, máscaras e face shield (proteção facial) em quantidade menor do que a necessária. Com isso, não pudemos trocar as máscaras com a frequência recomendada pelas autoridades sanitárias. Muitos tiveram que comprar o próprio o equipamento de proteção individual”, disse à reportagem.

Em nota, a PM informou que comprou equipamentos de proteção individual e  reiterou que os óbitos representam letalidade mínima no universo de 45 mil homens na ativa, mesmo que cada vida tenha valor imensurável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?