metropoles.com

Covid-19: Fiocruz entrega 5,3 milhões de doses à Saúde nesta sexta

A produção do imunizante está suspensa e deve ser retomada na segunda-feira (25/5), após a chegada de insumos da China

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega, nesta sexta-feira (21/5), 5,3 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde ainda não detalhou como será a distribuição das unidades para cada estado.

Com a remessa, o laboratório ultrapassa a marca de 40 milhões de doses entregues. Do total, 36,2 milhões foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). As outras 4 milhões foram importadas da Índia.

Desde quinta-feira (20/5), a produção de vacinas no laboratório está suspensa devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo necessário para a fabricação de vacinas. A matéria-prima, importada da China, deve chegar ao Brasil no próximo sábado (22/5) e a produção do imunizante deve ser retomada na segunda-feira (25/5), segundo a Fiocruz.

De acordo com o laboratório, não há previsão de que a interrupção atrase a entrega futura de vacinas. “Caso haja impacto, isso será avaliado e comunicado mais à frente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, informou a instituição, em nota.

3 imagens
Vacina de Oxford/AstraZeneca
A FioCruz conseguiu entregar novas doses para capital de São Paulo
1 de 3

Vacina da Oxford/AstraZeneca tem efeito colateral que eleva o risco de trombose

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Vacina de Oxford/AstraZeneca

3 de 3

A FioCruz conseguiu entregar novas doses para capital de São Paulo

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
IFA nacional

Na quinta-feira (20/5), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a assinatura do contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca deve ser assinado na semana que vem. Após o acordo, a Fiocruz iniciará a produção de IFA em suas instalações. Quando a matéria-prima 100% nacional ficar pronta, o laboratório não precisará importar insumo da China para fabricar imunizantes.

“Na próxima semana vamos assinar o acordo de transferência de tecnologia para a produção da vacina da Fiocruz com absoluta autonomia para o nosso país. É uma garantia do nosso país em produzir vacinas”, afirmou o titular da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, no dia 29 de abril, uma vistoria nas instalações onde o IFA nacional será produzido. A certificação das condições técnico-operacionais do laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz foi concedida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?