metropoles.com

Covid-19: estados iniciam preparação para flexibilizar isolamento

Oito estados já reabriram o comércio. Entre as 27 unidades da Federação, alguns postergaram somente as atividades escolares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, governos estaduais se adiantaram à União e adotaram medidas para evitar o alastramento da Covid-19. Mediante o atraso do governo federal em definir regras para o enfrentamento da crise, governadores anunciaram suas próprias ações, baseadas nas recomendações do Ministério da Saúde e decretaram isolamento social nos 26 estados e no Distrito Federal. Passados 54 dias do primeiro caso confirmado da doença no Brasil, no entanto, os estados iniciam seus planos para flexibilização do isolamento.

O estado mais flexível com ações restritivas à população foi o Paraná. O governador Ratinho Júnior (PSD), que é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), determinou o fechamento apenas de shoppings centers, galerias, academias e centros de ginásticas enquanto perdurar a crise. Para as demais atividades, recomendou-se o fechamento, mas sem decreto que obrigue a ação.

De forma semelhante, alguns políticos optaram pela restrição do comércio por menos tempo, como os governantes do Mato Grosso do Sul e Roraima, onde parte das atividades foi reaberta no dia 28 de março.

Volta às aulas
No Mato Grosso do Sul, o governo se mostrou flexível quanto às regras do isolamento e reabriu as portas do comércio no dia 27 de março, restringindo apenas os centros educacionais até 3 de maio.

A iniciativa de reabrir o comércio, mas continuar sem aulas, também foi adotada por outros governadores. Em Santa Catarina, apesar de parte do comércio ter reaberto no dia 13 de abril, as escolas só estarão liberadas a partir do dia 31 de maio.

No Maranhão, algumas atividades foram retomadas no dia 12 deste mês, com exceção das escolares, permitidas apenas a partir do dia 26 de abril.

Isolamento horizontal
Outros estados têm sido mais radicais quanto à ordem de quarentena e, na contramão do governo federal, resolveram ampliar o período de isolamento. Como no caso de São Paulo, epicentro da Covid-19 no país, que decretou a continuação da paralisação do comércio até o dia 11 de maio.

No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu liberar o funcionamento de todo o comércio e indústria – exceto bares, restaurantes e academias – a partir de 3 de maio. Um decreto será publicado para tornar o uso de máscaras obrigatório no Distrito Federal.

No Rio de Janeiro, a quarentena fica prorrogada até o dia 30 de abril, com permissão de multa a quem descumprir a ordem. De tal forma, o Rio Grande do Sul fica paralisado até a mesma data e Rondônia, até o dia 20.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também preferiu postergar a reabertura das atividades comerciais para o dia 30 de abril, estendendo a obrigatoriedade a Fernando de Noronha. A ilha terá movimentação restrita do dia 20 ao 30 deste mês.

Confira datas para o início da flexibilização do isolamento em cada estado:
Acre (AC) – 15 de abril
Alagoas (AL) – 29 de abril
Amapá (AP) – 18 de abril
Amazonas (AM) – 15 de abril
Bahia (BA) – 16 de abril
Ceará (CE) – 20 de abril
Distrito Federal (DF) – 4 de maio
Espírito Santo (ES) – 12 abril
Goiás (GO) – 19 abril
Maranhão (MA) –  12 abril (comércio)
Mato Grosso (MT) – 26 março
Mato Grosso do Sul (MS) – 27 março (comércio)
Minas Gerais (MG) – 13 abril
Pará (PA) – 18 abril
Paraíba (PB) – 3 maio
Paraná (PR) – restrição de shopping centers, galerias, academias e centros de ginásticas sem prazo
Pernambuco (PE) – 30 abril
Fernando de Noronha –  de 20 a 30 de abril
Piauí (PI) – 30 abril
Rio de Janeiro (RJ) – 30 abril
Rio Grande do Norte (RN) – 23 abril
Rio Grande do Sul (RS) – 30 abril
Rondônia (RO) – 20 abril
Roraima (RR) – 28 de março
Santa Catarina (SC) – 13 abril (comércio)
São Paulo (SP) – 22 abril
Sergipe (SE) – 24 abril
Tocantins (TO) – 13 abril

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?