Covid-19: “Enxoval do bebê tá em casa”, diz irmão de vítima em PE
Anderson Albuquerque contou os últimos momentos de Viviane, primeira gestante morta pelo coronavírus no estado de Pernambuco
atualizado
Compartilhar notícia
Viviane Albuquerque, de 33 anos, foi mais uma vítima do coronavírus. Ela faleceu nesse domingo (05/04) e é a primeira gestante morta pela Covid-19 no estado de Pernambuco.
Fisioterapeuta, Viviane estava na 32ª semana da gravidez. Seu bebê sobreviveu após uma cesariana e segue internado na UTI do Hospital Unimed – Recife.
Em entrevista à revista Época, o irmão de Viviane, Anderson Albuquerque, disse que tenta lidar com a perda: “Não houve nenhum tipo de despedida, nem tocamos nela. Isso deixou tudo ainda mais dolorido”.
No sábado passado (04/04), Viviane foi submetida a uma cirurgia para retirada do feto ainda de madrugada, devido à piora em seu quadro clínico. A intenção dos médicos, de acordo com o irmão, era aliviar a respiração da vítima, o que acabou não acontecendo de imediato.
Ao contrário, a situação se agravou na parte da tarde. “Os médicos estavam numa tensão enorme. A ideia era ter mais espaço no diafragma para ela respirar melhor, mas não teve efeito logo. Precisaram colocá-la de bruços, mesmo com a ajuda dos aparelhos de respiração”, contou Anderson.
Viviane também iniciou o tratamento à base de cloroquina. Por estar grávida, não podia tomar a medicação inicialmente. À noite, veio a notícia de que apresentara melhora. Porém, no dia seguinte, ela faleceu.
O bebê
Em sua segunda gestação, Viviane não pôde conhecer o filho. O bebê prematuro ainda se recupera na UTI, mas tem reagido bem. “A respiração dele está melhor, já está mais forte. O que minha irmã deixou foi essa criança. E, agora, temos essa missão”, disse Anderson.
Viviane se formaria em Direito daqui a dois meses e traçava planos para comemorar o nascimento do filho e a conquista acadêmica. “Ela já vinha comentando da festa. Estava feliz. O enxoval do bebê está em casa, tudo arrumadinho. Ontem, vi as roupas lá”, afirmou o irmão, emocionado.
Viviane também deixou duas gêmeas.