metropoles.com

Covid-19: Entorno do DF volta ao nível de calamidade na pandemia

Depois de duas semanas em nível crítico, região do Entorno volta ao nível mais preocupante. Hospital de Formosa está 100% ocupado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução (SESGO)
mapa de gravidade da pandemia em goiás aponta entorno do distrito federal de volta ao nível de calamidade
1 de 1 mapa de gravidade da pandemia em goiás aponta entorno do distrito federal de volta ao nível de calamidade - Foto: Reprodução (SESGO)

Goiânia – A atualização do mapa de gravidade da pandemia da Covid-19, realizada semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), mostra a região do Entorno do Distrito Federal, novamente, no nível de calamidade.

A macrorregião Entorno Sul, composta por Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, estava há duas semanas fora da classificação de nível mais avançado e sendo apontada em nível crítico (intermediário).

A situação preocupa, pois, conforme norma técnica elaborada pela SESGO e divulgada em fevereiro deste ano, quando a região está em nível de calamidade, o recomendado é a adoção de restrições mais severas, permitindo o funcionamento, apenas, das atividades essenciais.

Conforme os dados calculados nesta semana, a parte sul do Entorno está com uma velocidade de contágio, chamada de taxa Re, de 1,54. Ou seja, cada grupo de 100 pessoas contaminadas pela Covid-19 está disseminando a doença para outras 154.

Em março deste ano, durante o pico da pandemia em Goiás, o Entorno do DF chegou a ter a maior taxa de contágio do estado por duas semanas consecutivas. O valor chegou a ser de 2,15 e 1,69.

Nesta semana, a taxa da região é a sexta maior, atrás das seguintes macrorregiões: Oeste I (1,97), São Patrício II (1,94), Sudoeste II (1,68), Estrada de Ferro (1,62) e Oeste II (1,56).

5 imagens
Governador Ibaneis Rocha em reunião com prefeitos sobre a situação da Covid-19 no Entorno em fevereiro
Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, em reunião com prefeitos do Entorno do DF
Prefeitos do Entorno buscaram ações conjuntas com o DF, em fevereiro deste ano, para tentar conter o avanço da pandemia
1 de 5

Entorno do DF chegou a ter a maior taxa de contaminação pelo novo coronavírus entre todas as regiões de Goiás

JP Rodrigues/Metrópoles
2 de 5

Governador Ibaneis Rocha em reunião com prefeitos sobre a situação da Covid-19 no Entorno em fevereiro

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
3 de 5

Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, em reunião com prefeitos do Entorno do DF

Claudinei Brito/SESGO
4 de 5

Jp Rodrigues/Especial para o Metrópoles
5 de 5

Prefeitos do Entorno buscaram ações conjuntas com o DF, em fevereiro deste ano, para tentar conter o avanço da pandemia

Claudinei Brito/SESGO
Aumento

O mapa da pandemia é dividido conforme as regionais de saúde. Ao todo, são 18 divisões do estado. Depois de viver período de redução das regiões em calamidade, Goiás registra há duas semanas o aumento de localidades no nível mais preocupante da pandemia.

Na versão do mapa divulgada no dia 22/5, o estado tinha oito regiões em calamidade, sete em nível crítico e três em nível de alerta. Uma semana depois, no dia 29/5, já eram 11 regiões em nível de calamidade e, desta vez, são 12, com o acréscimo do Entorno do DF.

As outras regiões em calamidade, além do Entorno, são: Rio Vermelho, São Patrício I, São Patrício II, Oeste I, Centro Sul, Sudoeste II, Nordeste I, Nordeste II, Entorno Norte, Estrada de Ferro e Sul.

Entre os aspectos levados em consideração para definir o nível da pandemia em cada região, está a ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Nessa sexta-feira (4/6), de 49 pessoas de todo o estado aguardando pela liberação de leitos, 10 eram de cidades do Entorno.

Ocupação

A rede estadual de saúde de Goiás, neste sábado (5/6), está com uma ocupação das UTIs de Covid-19 de 91,52%. O estado, que vinha operando com índice próximo de 80% no início do mês de maio, voltou a registrar alta ocupação, o que indica o acirramento da pandemia.

Dos dois hospitais de campanha em funcionamento no Entorno do DF, um em Formosa e outro em Luziânia, havia vagas, às 10h52, apenas na unidade de Luziânia (4 vagas). A unidade de Formosa, que possui 20 leitos de UTI para atender pacientes de Covid, estava 100% ocupado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?