Covid-19: Crivella quer militares para manter idosos em casa
Prefeito do Rio de Janeiro disse neste sábado (21/03) que vai pedir ajuda ao Ministério da Defesa para conter avanço do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella disse neste sábado (21/03) que vai pedir ajuda ao Ministério da Defesa para manter idosos em casa durante a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista coletiva transmitida via internet, ele afirmou querer militares nas ruas para abordar pessoas mais velhas e mandá-las ficarem em casa.
“Vou pedir ao Exército que coloque em cada quarteirão dois soldados, ou um cabo e um soldado, ou um cabo e um sargento, espalhados pela cidade. Eles vão abordar idosos que estejam circulando para dizer que há uma solicitação das autoridades para que se preservem em casa, exceto se estiverem indo para supermercado ou farmácia”, informou o prefeito do município.
Segundo Crivella, a ação seria voltada para regiões com grande número de casos de coronavírus, como a zona sul do Rio e a Barra da Tijuca.
De acordo com ele, a prefeitura contratará hotéis fechados ou com pouca ocupação de quartos para receber cidadãos da faixa de risco do Covid-19. “Idosos cadastrados na rede de saúde serão convidados a ocupar esses espaços para mitigar a lotação de áreas de risco”, disse.
Pessoas em situação de rua poderão recorrer a três abrigos organizados pela prefeitura: em Honório Gurgel, no Sambódromo e no Santo Cristo.
Outra medida da Prefeitura do Rio envolve solicitar funcionamento 24h de serviços de entrega de supermercados e farmácias. Idosos, segundo Crivella, terão prioridade em compras por delivery. Restaurantes populares deverão abrir no período noturno, entre 17h e 20h.