Covid-19: call center que atende Caixa adota medidas de segurança
Adaptações foram realizadas após reportagem do Metrópoles contar queixas dos empregados acerca da limpeza do local e de medidas de prevenção
atualizado
Compartilhar notícia
A empresa BS Service, responsável pelo call center que atende a Caixa Econômica Federal, adotou novas medidas de segurança no combate ao coronavírus. As adaptações foram realizadas na terça-feira (24/03), após o Metrópoles publicar uma reportagem com queixas de funcionários acerca de falta de higienização dos postos de trabalho e da não disponibilização de sabonetes nos banheiros e de álcool em gel.
Outra reivindicação dos empregados da sede do Setor de Industria e Abastecimento (SIA) era sobre a distância entre as mesas de atendimento. Segundo relatos, elas não mantinham afastamento mínimo de 1,5 metro – recomendação do Ministério da Saúde para a prevenção do contágio do novo vírus.
Agora, os colaboradores foram separados e metade do quadro foi transferido para a outra filial da empresa, na 505 Sul. Empregados ouvidos pela reportagem comemoraram o local mais esvaziado, uma vez que agora conseguem alternar uma mesa ocupada de outra desocupada.
Uma atendente celebrou as mudanças adotadas e afirmou que se sente mais segura. “Eles dividiram os funcionários. Tinha mais álcool em gel também, colocaram outros aparelhos nas paredes das empresas e a limpeza estava bem rigorosa”, celebrou.
Ao Metrópoles, a Caixa informou que a rotina de higienização das unidades onde funcionam os call centers será “intensificada”, de três para seis vezes ao dia, realizadas nas trocas de turno e “em todos os demais períodos de trabalho”.
“Sobre a distância entre prestadores, o layout da unidade está em acordo às exigências legais e, em virtude da pandemia Covid-19, o gestor determinou a redução de efetivo, ficando desocupada a estação de trabalho existente entre 2 mesas, a fim de garantir o espaço mínimo determinado pelo Ministério da Saúde”.
Já a BS Service afirmou que a central dispõe de sabão líquido e, devido à falta de álcool em gel no mercado, ele foi substituído por álcool líquido 70% – além de ter reforçado o estoque de todos os produtos de limpeza para garantir a higiene do local.
“Reforçamos que, em época de pandemia, alguns serviços não podem ser suspensos, entre eles o Call Center. Nossa atividade foi classificada pelo governo federal como essencial, de acordo com o Decreto 10.282”, justificou.
Contrato
O contrato da BS Service, firmado com a Caixa por meio de um pregão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial da União, na edição do dia 21 de maio de 2019. A vigência do contrato é de dois anos e tem fim em 16 de maio de 2021.
Entre os serviços prestados pela empresa, cujo nome oficial é BS Tecnologia e Serviços LTDA, estão o atendimento de multisites (localidades de serviços interligadas), tratamentos de ocorrências de produtos e sistemas do banco e tratamento de informações gerenciais e as atividades acessórias na Centralizadora Nacional de Atendimento em Telesserviços em Brasília.
Leia a nota da BS Service na íntegra:
Temos vivido um momento que exige intensa atenção e cuidado no sentido de reduzirmos a circulação do novo Coronavírus (COVID-19) e contribuirmos com a saúde pública. Nós, da BS Service, sempre prezamos pela qualidade de vida dos nossos colaboradores e em épocas de crise, nesse caso uma pandemia, aumentamos ainda mais os cuidados e estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e OMS.
Entre as medidas adotadas estão:
– Afastamento de todas as funcionárias grávidas;
– Afastamento dos colaboradores com mais de 60 anos;
– Afastamento das pessoas com doenças crônicas;
– Reforço na limpeza de todas as instalações do call center;
– Distanciamento entre os funcionários, obedecendo as regras do Ministério da Saúde;
– Envio de comunicado para a equipe com as orientações de prevenção do COVID-19.
Reforçamos ainda que, em época de pandemia, alguns serviços não podem ser suspensos, entre eles o Call Center. Nossa atividade foi classificada pelo Governo Federal como essencial, de acordo com o Decreto 10.282.
Como está sendo amplamente divulgado na mídia, o álcool em gel está em falta no mercado e por isso trocamos por álcool líquido 70%. Mas, já entramos em contato com um fabricante para nos fornecer o produto. Além disso, nossa central dispõe de sabão líquido em todos os banheiros. Também reforçamos o estoque de todos os produtos de limpeza para garantir a higiene do local.
Ressaltamos também a importância de que todos sigam os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair o Coronavírus.
A BS Service acompanha atentamente os desdobramentos relativos ao COVID-19, bem como as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais e competentes, como o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Nossa empresa é feita por pessoas e sabemos que cada um tem um papel muito importante para mitigar a propagação do vírus no Brasil. Temos consciência da importância do nosso papel como geradores de renda de mais de 1.000 famílias da capital, mas maior que isso nesse momento é a saúde mundial.