Covid-19: Brasil recebe mais de 1 milhão de doses da vacina Pfizer
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 37,9 milhões de doses da farmacêutica para os estados e o Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou que o Brasil vai receber, nesta terça-feira (17/8), mais de 1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech. A remessa é a segunda que desembarca no país nesta semana. No domingo (15/8), foram entregues 2,2 milhões de doses do imunizante, que, segundo a pasta, serão distribuídas nos próximos dias.
O Ministério da Saúde distribuiu mais de 37,9 milhões de doses da farmacêutica norte-americana para os estados e o Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação.
“O processo de distribuição segue etapas rígidas, conduzidas no menor tempo possível, que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems)”, ressalta a pasta..
“Após a liberação das vacinas para o envio, a operação logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e Distrito Federal em até 48 horas”, completa.
Atualmente, o Brasil tem dois contratos assinados com a Pfizer/BioNTech. O primeiro deles, fechado em março, está em vigência e prevê a entrega de 100 milhões de doses. Desse quantitativo, 1 milhão chegou ao país em abril e outros 2,5 milhões chegaram em maio.
O segundo contrato, assinado em maio deste ano, também prevê 100 milhões de doses. No entanto, as vacinas só devem chegar ao país no último trimestre do ano.
Vacinação
No país, mais de 117 milhões de pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes, isto é, mais de 70% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.
Mais de 51,1 milhões já estão totalmente imunizados com as duas doses ou dose única. Para 2021, o Ministério da Saúde encomendou mais de 600 milhões de doses para todo o país.