Covid-19: Bahia exigirá vacinação para visitas a hospitais e presídios
Atendimento presencial em órgãos públicos, como o Detran, também ficará restrito aos vacinados a partir de dezembro, decretou Rui Costa (PT)
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Bahia decretou que vai exigir o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 para permitir o atendimento presencial em serviços públicos, como o Detran, e a visitação a hospitais públicos e penitenciárias. A regra passará a valer em 1º de dezembro, de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado.
A medida faz parte de uma ofensiva do governo de Rui Costa (PT) para forçar o avanço da vacinação entre os resistentes. O governo já havia decretado a obrigatoriedade da vacinação para servidores estaduais que trabalham presencialmente.
Uma postagem de Rui Costa nas redes sociais nesta terça-feira (23/11) sobre o decreto mais recente está causando polêmica entre os internautas, porque o governador não detalha a medida, deixando aberta a interpretação de que o passaporte da vacinação seria obrigatório também para pacientes – o que não corresponde ao texto do decreto. Pelas novas regras, a vacinação será exigida de visitantes das unidades de saúde e prisionais. Veja a postagem do governador:
De acordo com decreto estadual, a partir do dia 01/12, somente poderão ingressar nas unidades SAC e nos hospitais pessoas que apresentem o comprovante de vacinação contra a #Covid19. Aproveito para pedir às prefeituras que criem decretos municipais nessa linha.
— Rui Costa (@costa_rui) November 23, 2021
O vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), por exemplo, foi às redes sociais chamar o governador de “ditadorzinho de quinta”. Veja:
O petista Rui Costa é um ditadorzinho de quinta. Quem n usa preservativo e se contamina c HIV n receberá atendimento? Quem usa crack n vai ser atendido? O governador agora decide que certos cidadãos só tem direito a PAGAR impostos?! Farei uma Ação popular e representação ao MP. pic.twitter.com/sXnMLG8FG4
— Alexandre Aleluia (@AlexAleluia) November 23, 2021
O passaporte da vacina
De acordo com o decreto 20.894/2021 do Governo da Bahia, a comprovação da vacinação contra a Covid-19 deverá ser feita por meio do cartão físico de vacinação ou pelo certificado digital disponível no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde.