metropoles.com

Covid-19: Anvisa cobra de Fiocruz e Butantan envio de dados para aprovar vacinas

Dados faltantes são considerados “essenciais e condicionantes” para que o uso emergencial dos imunizantes seja aprovado no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance
1 de 1 O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou um ofício nesta quinta-feira (14/1) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Instituto Butantan, cobrando o fornecimento de dados pendentes referentes às vacinas contra a Covid-19. Os dados são considerados “essenciais e condicionantes” para que o uso emergencial dos imunizantes seja aprovado no país.

A Fiocruz é parceira da AstraZeneca no Brasil para a produção da vacina da Universidade de Oxford. O Butantan pede a liberação da Coronavac, desenvolvida em conjunto com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

No início da semana, a Anvisa informou que deve decidir no domingo (17/1) sobre a liberação para uso emergencial de vacinas.

“As documentações técnicas faltantes e incompletas, comprometem a análise e o tempo de decisão da agência. Conforme amplamente comunicado, o prazo de 10 (dez) dias não considera o tempo que o processo ficou em exigência, que é o tempo no qual a Anvisa aguarda informações necessárias que devem ser enviadas pelos laboratórios solicitantes”, diz a agência.

Caso seja concedida a autorização de uso emergencial, os imunizantes estarão liberados para serem aplicados na população brasileira. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o país estará pronto para começar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus até quatro dias após aprovação do órgão regulatório.

Com o registro em caráter de urgência, porém, só podem ser imunizados grupos de risco, que serão acompanhados para avaliação de efeitos colaterais e eficácia dos imunizantes. Para que a campanha de vacinação em massa seja iniciada, é preciso o registro definitivo – ainda não solicitado por empresa alguma, até o momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?