Covid-19: agência de turismo promove demissão em massa na Bahia
A AR Turismo, operadora que presta serviços para a CVC, não informou quantos funcionários foram desligados da empresa na ocasião
atualizado
Compartilhar notícia
A crise financeira provocada pela pandemia de coronavírus atingiu, esta semana, uma das maiores empresas do setor de turismo no Brasil.
Circula na internet, um vídeo gravado do lado de fora do escritório que presta serviços para a CVC Turismo, em Porto Seguro (BA), sul baiano. Um representante da operadora AR Turismo lê um comunicado, anunciando a demissão em massa dos funcionários da unidade.
“Considerando a situação econômica que afligiu não só a empresa, mas todo mundo neste momento, e considerando que a empresa tem em sua receita exclusivamente proveniente da exploração do ramo do turismo, este setor foi o mais atingido pela pandemia. Preocupada com seus colaboradores, na incerteza de poder cumprir suas obrigações, vimos com muito pesar comunicar a vossa senhoria a rescisão contratual conforme o artigo 501 da CLT com efeito imediato”.
O comunicado foi lido por um representante da operadora, diante de um número não identificado de funcionários, que ouviam a atentos à demissão em massa.
“Essa decisão, não tenha dúvida, de que ela foi muito difícil de tomar. Nos próximos meses, nos temos uma indefinição muito grande. A gente não sabe o que vai acontecer. E uma decisão errada que a gente tome neste momento, lá na frente, não teremos empresa para trabalhar”, lamentou o porta-voz da empresa.
Segundo o preposto da unidade, a operadora se apoia no potencial turístico que a cidade baiana tem, por ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. “Porto Seguro foi um dos maiores destinos da CVC. Quando a máquina começar a girar novamente, nós seremos os primeiros beneficiados”, diz.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, a cidade recebe aproximadamente 1 milhão de turistas todos os anos.
Procurada pelo Metrópoles, a CVC turismo não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre quantos funcionários teriam sido desligados da empresa na ocasião. Segundo a operadora, a AR Turismo deve se posicionar em breve.
Em nota, a empresa frisa que “a CVC não possui base de colaboradores diretos em Porto Seguro. A empresa atua por meio de parceria comercial com empresa especializada no receptivo de seus clientes e por meio de sua franquia. Com isso, a medida de suspender os contratos de trabalho dos profissionais locais foi realizada pela AR Turismo, companhia de turismo receptivo, que presta serviços à CVC na localidade”.
Veja o vídeo completo