Covid: 18 milhões de pessoas acima de 60 anos já receberam a 3ª dose
O reforço pode ser aplicado em quem recebeu as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo de quatro meses
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 18 milhões de pessoas a partir de 60 anos já receberam a dose de reforço contra a Covid-19, doença causada pelo coronvaírus. O percentual equivale a 60% deste público alvo.
No total, esse público é composto de 30,1 milhões de pessoas, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), e é considerado prioritário para a imunização desde o começo da campanha.
O reforço pode ser aplicado em quem recebeu as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a segunda aplicação.
Para os brasileiros que se vacinaram com a dose única da Janssen, o reforço deve ser aplicado com intervalo entre 2 e 6 meses.
As vacinas utilizadas para a dose de reforço são, preferencialmente, da Pfizer ou, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astrazeneca.
Veja o percentual de doses de reforço aplicadas:
- 60 a 64 anos: 4,5 milhões (48%)
- 65 a 69 anos: 4,4 milhões (60%)
- 70 a 74 anos: 3,8 milhões (71% )
- 75 a 79 anos: 2,5 milhões (71%)
- 80 anos ou mais: 2,8 milhões (64%)
Para quem ainda não tomou a segunda dose, o Ministério da Saúde reforça a importância de se completar o ciclo vacinal. A recomendação é que a segunda dose pode ser aplicada mesmo após o prazo recomendado por cada laboratório.
Em relação à dose de reforço, 41,2 milhões de brasileiros retornaram aos postos de vacinação para garantir a proteção e cerca de 53 milhões devem retornar às unidades de saúde ainda em fevereiro para tomar a dose de reforço. O número é a soma do público-alvo referente a janeiro, que é de 32 milhões, e a fevereiro, que corresponde a 21 milhões de pessoas.
Panorama
Mais de 431 milhões de doses de vacinas Covid-19 foram distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal. Destas, mais de 360 milhões já foram aplicadas.
De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, mais de 152 milhões de brasileiros acima de 12 anos estão com esquema vacinal completo, com as duas doses da vacina, o que representa 85% do público nesta faixa etária.