metropoles.com

Covid: 1.142 cidades ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana

Dados constam em levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (14/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Vacina Coronavac
1 de 1 Vacina Coronavac - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A falta de vacinas contra a Covid-19 para a segunda dose atingiu ao menos 1.142 municípios brasileiros nesta semana. Os dados constam em levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (14/5).

Entre os dias 10 e 13 de maio, foram ouvidos gestores de 3.051 municípios do país. O estudo identificou que 1.142 cidades ficaram sem o fármaco para a administração da segunda dose – número que representa 89,9% do total analisado na pesquisa.

A Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, foi a vacina que teve maior índice de escassez entre os municípios brasileiros: o imunizante representa 91,9% dos fármacos em falta nas cidades listadas.

O Instituto Butantan anunciou, nesta sexta-feira (14/5), a paralisação da produção da Coronavac por falta de insumos. Na segunda-feira (10/5), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que 10 mil litros dos ingredientes estão travados na China à espera de autorização para o envio ao Brasil. Doria afirmou que o entrave é causado pelos ataques do governo federal ao país asiático.

Até o momento, ao menos 15 estados do Brasil já suspenderam a aplicação da primeira ou segunda dose da Coronavac por falta de vacina. De acordo com o Butantan, até que a matéria-prima tenha autorização para ser exportada ao Brasil, a fábrica responsável pela produção da Coronavac deve assumir a fabricação da vacina da gripe.

O imunizante de Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), representa 7,4% das vacinas em falta para a segunda dose nos municípios brasileiros, de acordo com a pesquisa da CNM.

4 imagens
CoronaVac
O estado de São Paulo tem 78% da população com esquema vacinal contra a Covid completo
Coronavac é um imunizante apenas para Covid-19
1 de 4

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 4

CoronaVac

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

O estado de São Paulo tem 78% da população com esquema vacinal contra a Covid completo

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Coronavac é um imunizante apenas para Covid-19

Fábio Vieira/Metrópoles
Grávidas e puérperas

Um número crescente na pesquisa do CNM é o de grávidas vacinadas contra a Covid-19. Nesta semana, 1.846 municípios informaram ter iniciado a imunização deste grupo. Na última semana, o dado era de 1.305.

“Vale destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da AstraZeneca em gestantes para investigar a morte de uma jovem de 35 anos, após a primeira dose da vacina”, pontua a pesquisa.

A aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca encontra dificuldades em 957 municípios. Os gestores dessas regiões afirmaram haver resistência da população imunizantes, especialmente com o fármaco produzido pela Fiocruz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?