Covax Facility: Brasil deve receber 1 milhão de doses nesta quinta
Até o fim do mês, 4 milhões de doses devem chegar ao país. Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde na tarde desta quarta-feira (14/7)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil deve receber, nesta quinta-feira (15/7), 1 milhão de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo consórcio global Covax Facility. A aliança internacional é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (14/7), em Brasília, durante vacinação de autoridades do governo federal. De acordo com Queiroga, a chegada das doses foi discutida na terça-feira (13/7), na reunião com o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.
Segundo o Ministério da Saúde, no decorrer do mês de julho, o Brasil deve receber 4 milhões de vacinas por meio do consórcio. Essas unidades, no entanto, deveriam ter sido entregues ainda no primeiro semestre. O contrato do Brasil com o Covax Facility prevê a entrega de 42,5 milhões de imunizantes até o fim deste ano.
Queiroga afirma que, além da remessa com 1 milhão de doses a serem entregues amanhã, as 3 milhões de unidades restantes devem chegar ao país “nas próximas semanas”. “Essas doses já deveriam ter sido entregues antes. Vocês sabem que está havendo um atraso nas entregas do Covax, mas temos trabalhado em estreita parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)”, pontuou o titular da Saúde.
Mais cedo, durante audiência na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Queiroga disse que Tedros Adhanom pediu desculpas pelo atraso na entrega dos imunizantes. “Eu me reuni com o dr. Tedros e ele se desculpou por não entregar as doses que foram contratadas. A razão é a dificuldade no mercado mundial de vacinas”, ressaltou.
A participação de Queiroga na comissão atendeu a requerimentos dos deputados Vivi Reis (PSol-PA), Davi Soares (DEM-SP) e Alexandre Padilha (PT-SP).