Covas ressalta combate ao racismo e Boulos tem apoio de Wagner Moura na TV
Estreia das propagandas eleitorais do segundo turno, nesta sexta-feira (20/11), coincidiu com o Dia da Consciência Negra
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Na estreia das novas propagandas eleitorais para o segundo turno, os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol), tiveram cinco minutos cada para defender suas candidaturas na TV.
Covas aproveitou que hoje é o Dia da Consciência Negra para se pronunciar sobre a importância do combate ao racismo. Na inserção televisiva, pessoas aparecem falando sobre discriminação racial na cidade e a relevância de a combater. “O negro pode, sim, ter nome de rua, pode, sim, ser homenageado”, diz uma das personagens.
O prefeito lembra a criação dos CEUs por Marta Suplicy (PT), com 12 unidades espalhadas pelo município atualmente, e promete entregar mais 12 obras do tipo, se eleito, nos próximos quatro anos. “Todos para atender a população da periferia, que é a que mais precisa desses CEUs”, diz Covas.
Em cinco minutos de publicidade, com a participação de moradores da periferia, o candidato à reeleição focou suas declarações nas classes sociais menos favorecidas e destacou a criação de 25 mil unidades habitacionais durante a atual gestão, lembrando do legado do falecido avô, Mário Covas, que foi governador de São Paulo. A propaganda se encerra com um jingle, em ritmo de funk, que diz “Covas é foco, força e fé” e “prefeitão”.
Já Boulos, com o mesmo tempo de propaganda, usou uma marionete, num cenário com placas onde se lê “Boulinhos” – referência à esquete futebolística do programa Fantástico, da Rede Globo – para declarar: “Bora passar os tucaninhos e deixar eles (sic) correndo atrás da gente”. Em seguida, cenas da cidade são usadas para lembrar a gestão de Luiza Erundina, candidata a vice.
O candidato lembra que 70% dos eleitores votaram pela “mudança” (candidatos fora o atual prefeito) e discursa sobre a desigualdade social, pedindo atenção aos desfavorecidos entre 12 milhões de paulistanos. “Uma oportunidade para as pessoas viverem melhor: isso é fundamental”, ele diz.
O ator Wagner Moura, que vem apoiando o candidato do PSol desde o início da campanha – e já havia provocado a retirada do ar de uma propaganda –, aparece na sequência afirmando que eleger Guilherme Boulos e Luiza Erundina é uma oportunidade histórica.