metropoles.com

Cotas raciais em concurso para cartório são “marco”, diz José Vicente

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares assinou nesta terça convênio com o CNJ para monitorar aplicação da reserva de vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando de Souza/Divulgação
José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
1 de 1 José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares - Foto: Fernando de Souza/Divulgação

São Paulo – A reserva de 20% das vagas dos concursos públicos para cartórios destinada à população negra será monitorada pelo Movimento AR e a Universidade Zumbi dos Palmares em uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O contrato foi assinado nesta terça-feira (23/3) pelo presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente (foto de destaque).

As cotas, na avaliação de José Vicente, “são um marco”, por promoverem ao mesmo tempo inclusão social e distribuição de renda. Segundo ele, com o monitoramento, será possível aperfeiçoar a medida.

“Você vai incluir os negros, que em tese poderão acessar esses volumes de recursos financeiros elevados [derivados de cartórios] e promover, além da inclusão, o fortalecimento e empoderamento  econômico”, disse ao Metrópoles.

A parceria também prevê a coleta de dados. Hoje, nem a Universidade Zumbi dos Palmares nem o CNJ sabem quantos negros são titulares de cartórios no país.

“Como se trata de um posto de prestígio e que também regularmente gera um rendimento significativo, seguramente a presença dos negros é muito pequena ou até mesmo inexistente.”

De acordo com ele, no Brasil, há cerca de 13.627 cartórios, com 20 funcionários em média, podendo assim, a medida, resultar na disponibilização de 50 mil postos para negros.

A reserva mínima de 20% das vagas para pessoas negras foi aprovada pelo CNJ no último dia 9 e será aplicada apenas para novas seleções. As cotas valerão sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a três.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?