Cotados para o STF, Dino, Messias e Dantas posam para foto no plenário
Ministro Flávio Dino, AGU Jorge Messias e Bruno Dantas, presidente do TCU, são nomes ventilados para assumir vaga de Rosa Weber no STF
atualizado
Compartilhar notícia
No Supremo Tribunal Federal (STF) para a solenidade de posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente da Corte, os ministros Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU) e o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, conversaram longamente e posaram para fotos no Plenário do STF.
Os três nomes são ventilados como possibilidades para assumir a vaga da ministra Rosa Weber, que deixa a Presidência do STF nesta quinta e se aposenta de forma compulsória. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não indicou quem deve assumir a vaga, e declarou que “não tem pressa” para escolher um nome.
Mesmo com uma cirurgia no quadril marcada para esta sexta-feira (29/9), o presidente Lula participa da cerimônia, utilizando máscara por recomendação médica. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estão no evento.
Veja o vídeo:
Posse no STF
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (28/9), em solenidade no Plenário da Corte. Edson Fachin assumirá a vice-Presidência. A cerimônia começou às 16h21 e conta com 1,2 mil convidados.
A nova gestão do STF terá duração de dois anos. Barroso assume a presidência no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta de forma compulsória. Ela completa 75 anos em 2 de outubro, mas passa o cargo para Barroso nesta quinta.
Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso completou 10 anos de STF em junho 2023, após assumir a vaga do ministro aposentado Ayres Britto. Clique aqui para assistir à cerimônia.