metropoles.com

Cotado para a Procuradoria-Geral diz que Lula quer “PGR republicana”

Encontro entre Lula e o subprocurador da República Paulo Gonet ocorreu antes de o presidente viajar para Nova York, em meados de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Iusef Soares/IDP
Em foto colorida, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet, tido como favorito para o cargo de procurador-geral
1 de 1 Em foto colorida, o subprocurador-geral da República Paulo Gonet, tido como favorito para o cargo de procurador-geral - Foto: Iusef Soares/IDP

A conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um dos nomes cotados para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador da República Paulo Gonet, foi considerado produtivo e tranquilo por Gonet.

O encontro no qual ambos se conheceram pessoalmente ocorreu antes de Lula viajar para Nova York, nos Estados Unidos, onde, em meados de setembro, o mandatário brasileiro participou da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conversa seguiu sobre o papel da PGR, e o norte dado por Lula foi de que ele deseja ter à frente do Ministério Público Federal um nome que trabalhe com responsabilidade e mantenha uma “PGR republicana”, segundo Gonet.

Gonet é um dos nomes cotados para o cargo no lugar de Augusto Aras. Além dele, nos últimos meses, se fortaleceram no cenário como possíveis indicados pelo presidente o nomes do também subprocurador Antônio Carlos Bigonha. Mas surgem como possibilidades o subprocurador Carlos Frederico Santos, que atua no julgamento dos réus das invasões golpistas do 8 de Janeiro, e o subprocurador Luiz Augusto dos Santos Lima, que integrava a equipe de Aras na PGR.

Após quatro anos à frente da Procuradoria-Geral da República, Aras concluiu o mandato nessa terça-feira (26/9). Como o presidente Lula ainda não indicou o sucessor para o cargo, assumiu, na quarta-feira (27/9), a vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal e subprocuradora-geral, Elizeta Maria de Paiva Ramos. Aras segue na PGR como subprocurador-geral da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?