metropoles.com

Corte de gastos: Lira ainda não foi chamado para reunião com Lula

Presidente da Câmara confirmou haver expectativa de se reunir com Lula, e afirmou que proposta “tem que ser” votada neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (26/11) que ainda não foi chamado para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do corte de gastos do governo – que precisará tramitar no Congresso.

Perguntado se o pacote de corte de gastos a ser enviado pelo governo tem como ser aprovado ainda em 2024, porém, o alagoano respondeu positivamente.

“Tem que ser. Eu imagino que tenha necessidade de ser”, disse o presidente da Câmara à jornalistas. O Congresso entra em recesso parlamentar em pouco menos de quatro semanas.

Como mostrou o Metrópoles, o governo já fechou a proposta, mas quer agendar uma reunião com Lira e com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes de enviar o pacote formalmente ao Congresso.

O programa de revisão de gastos visa acomodar as despesas públicas ao arcabouço fiscal do governo. Os gastos obrigatórios vêm crescendo paulatinamente nos últimos anos e, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), eles podem impactar a continuidade de políticas públicas e de investimentos.

Líderes partidários que tomaram conhecimento de rascunhos das medidas informaram que o impacto fiscal do pacote completo é de R$ 70 bilhões em dois anos (sendo cerca de R$ 35 bilhões por ano). Mesmo sem ainda confirmar oficialmente o número, Haddad afirmou que o valor envolvido será “o suficiente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?