metropoles.com

Corredor de nuvens trará chuvas volumosas no fim de semana. Veja onde

Em algumas localidades, o total de chuva pode chegar a 100 mm ou superar este valor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/ Especial Metrópoles
Gabinete de crise será instalado após alerta da Defesa Civil. Estado de São Paulo terá chuvas fortes entre quinta-feira e sexta-feira - Metrópoles
1 de 1 Gabinete de crise será instalado após alerta da Defesa Civil. Estado de São Paulo terá chuvas fortes entre quinta-feira e sexta-feira - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/ Especial Metrópoles

O fim de semana será marcado por chuvas volumosas em algumas regiões do Brasil. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir deste sábado (23/11), uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se configurar, podendo ocasionar volumes expressivos de chuva na parte centro-sul do país.

A meteorologia destaca que a Zona de Convergência do Atlântico Sul deve proporcionar grande volume de chuva, principalmente na faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe.

O climatologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Antonio Marengo, elencou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também devem ser impactados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Marengo esclarece que a Zona de Convergência do Atlântico Sul é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. “A formação do ZCAS é característico dessa época do ano. Começa em meados de outubro, continua em novembro e dezembro, com o pico no verão, e em março começa a diminuir”, frisa.

Corredor de nuvens

O Inmet define a Zona de Convergência do Atlântico Sul como corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da região amazônica até o oceano atlântico, passando pela faixa central do país.

O corredor de nuvens é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.

Entre os meses de novembro e fevereiro, os episódios de ZCAS se formam, com duração de quatro a dez dias em média, provocando grandes volumes nas regiões afetadas. Em algumas localidades, o total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm), ou superar este valor, ao final de cada atuação.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?