metropoles.com

Corpo do ministro Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre

Caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarim da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ITAMAR AGUIAR/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO
Sepultamento do corpo do ministro do STF Teori Zavascki
1 de 1 Sepultamento do corpo do ministro do STF Teori Zavascki - Foto: ITAMAR AGUIAR/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO

Após cerimônia restrita para amigos e familiares, o corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado no fim da tarde deste sábado (21), no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS).

O caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarim da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas dos presentes. Emocionados, os filhos do ministro não contiveram o choro.

O velório de Teori Zavascki teve início na manhã de hoje, por volta das 9h, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A família teve cerca de uma hora de privacidade e a cerimônia foi aberta ao público em seguida. Depois, voltou a ser fechada novamente para parentes e amigos próximos.

Perto do fim da tarde, teve início o cortejo fúnebre. Na saída do prédio do TRF-4, populares gritaram por “justiça”, em referência às menções de que o acidente aéreo que vitimou o ministro teria sido proposital e criminoso.

Poucas autoridades estavam presentes no enterro. Entre elas, o colega de Corte Edson Fachin. O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, realizou uma missa e o corpo de Teori Zavaski foi levado pela guarda de honra do Exército.

Homenagens
Mais cedo, durante o velório, amigos, familiares e membros do Legislativo, Executivo e Judiciário prestaram homenagens a Teori Zavascki. Entre os que compareceram, o colega de Corte ministro Dias Toffoli, a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o juiz Federal Sérgio Moro, responsável pelos processos envolvendo a Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Toffoli afirmou que Teori será lembrado pela simplicidade e humildade. Moro, por sua vez, destacou a importância do trabalho do ministro e dos processos que Teori julgava. Ele afirmou que o magistrado foi “um verdadeiro herói” e que “há uma grande desolação na magistratura”.

O acidente
Teori Zavascki morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos. De acordo com a Infraero, o bimotor onde estava o ministro decolou às 13h01 de Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty (RJ).

O avião pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras. O dono dos hotéis Emiliano, Carlos Alberto Filgueiras, 69 anos, o piloto Osmar Rodrigues, 56, a pedagoga Maria Hilda Panas, 55 anos, e sua filha, Maíra Panas, 23, também estão entre as vítimas.

Com informações do portal G1 e da Agência Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?