Corpo do ministro Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre
Caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarim da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas
atualizado
Compartilhar notícia
Após cerimônia restrita para amigos e familiares, o corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado no fim da tarde deste sábado (21), no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre (RS).
O caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarim da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas dos presentes. Emocionados, os filhos do ministro não contiveram o choro.
O velório de Teori Zavascki teve início na manhã de hoje, por volta das 9h, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A família teve cerca de uma hora de privacidade e a cerimônia foi aberta ao público em seguida. Depois, voltou a ser fechada novamente para parentes e amigos próximos.
Perto do fim da tarde, teve início o cortejo fúnebre. Na saída do prédio do TRF-4, populares gritaram por “justiça”, em referência às menções de que o acidente aéreo que vitimou o ministro teria sido proposital e criminoso.Poucas autoridades estavam presentes no enterro. Entre elas, o colega de Corte Edson Fachin. O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, realizou uma missa e o corpo de Teori Zavaski foi levado pela guarda de honra do Exército.
Homenagens
Mais cedo, durante o velório, amigos, familiares e membros do Legislativo, Executivo e Judiciário prestaram homenagens a Teori Zavascki. Entre os que compareceram, o colega de Corte ministro Dias Toffoli, a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o juiz Federal Sérgio Moro, responsável pelos processos envolvendo a Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.
Toffoli afirmou que Teori será lembrado pela simplicidade e humildade. Moro, por sua vez, destacou a importância do trabalho do ministro e dos processos que Teori julgava. Ele afirmou que o magistrado foi “um verdadeiro herói” e que “há uma grande desolação na magistratura”.
O acidente
Teori Zavascki morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos. De acordo com a Infraero, o bimotor onde estava o ministro decolou às 13h01 de Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty (RJ).
O avião pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras. O dono dos hotéis Emiliano, Carlos Alberto Filgueiras, 69 anos, o piloto Osmar Rodrigues, 56, a pedagoga Maria Hilda Panas, 55 anos, e sua filha, Maíra Panas, 23, também estão entre as vítimas.
Com informações do portal G1 e da Agência Estado.