metropoles.com

Corpo de Bombeiros de MG promove primeira mulher por resgate heroico

Em Raposos, Belo Horizonte, Annie Caroline, de 29 anos, arriscou a própria vida para salvar seis pessoas que ficaram ilhadas em um terraço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Corpo de Bombeiros MG
Reprodução/ Corpo de Bombeiros MG
1 de 1 Reprodução/ Corpo de Bombeiros MG - Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros MG

A sargento Annie Caroline Arcanjo, de 29 anos, foi promovida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após arriscar a própria vida em um resgate no município de Raposos, Belo Horizonte. A enchente, provocada por chuvas fortes, ocorreu em janeiro de 2020 e a sargento resgatou seis pessoas que estavam ilhadas no terraço de uma residência.

Pelo ato de bravura, a corporação promoveu Annie Caroline a 3º sargento nesta sexta-feira (25/12). Foi a primeira mulher, depois de 109 anos, a ter o nome citado em uma cerimônia de promoção por atos de bravura do Corpo de Bombeiros.

“Me sinto honrada, feliz e bem em saber que fui valorizada por isso. Não só pelo ato que já é bonito, mas por salvar pessoas. Espero que futuramente toda essa ação e comoção por ser a primeira mulher não exista. Que isso não seja um fator a ser comemorado. Tudo que queremos é ajudar o próximo e, sim, essa é uma igualdade desejada e a corporação está aberta para que aconteça”, disse Annie.

2 imagens
Reprodução - Arte/Corpo de Bombeiros MG
1 de 2

Reprodução - Corpo de Bombeiros MG

Reprodução - Corpo de Bombeiros MG
2 de 2

Reprodução - Arte/Corpo de Bombeiros MG

Reprodução - Arte/Corpo de Bombeiros MG

As chuvas que assolaram a grande Belo Horizonte tiveram início no dia 24 de janeiro e atingiram aproximadamente 47 municípios.

Entre as cidades estava Raposos, local onde transbordou o Ribeirão do Prata. Os moradores tiveram que sair de suas casas na ocasião. A militar, que na época era lotada no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), estava de folga no dia do ocorrido e ajudou no resgate de seis pessoas que estavam ilhadas, usando apenas um colchão inflável.

“Fomos acionados, eu e o meu pai, capitão da reserva, pelo WhatsApp por alguns vizinhos. Ao chegar ao local vi que eu poderia e deveria agir. Foi um dia marcante na minha vida e na vida dessas pessoas. Eu pedi que os outros vizinhos que não foram atingidos enchessem o colchão. Ele foi essencial. Se fosse outro tipo de material poderia afundar. Foi o momento, o local e o material certo para conseguir tirar essas pessoas”, conta a sargento.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que o ato altruísta de Annie é um importante exemplo do pioneirismo feminino. “A atuação de Annie reverbera o pioneirismo feminino e a conquista das mulheres por espaços cada vez mais importantes no enfrentamento ao sexismo e outros desafios a serem superados nos diversos âmbitos sociais. Além disso, mostra também o merecido reconhecimento que a Corporação presta aos seus integrantes, sem distinções de qualquer natureza e a necessária e urgente evolução que a sociedade vivencia, objetivando uma sociedade mais justa e igualitária”.

Veja abaixo o vídeo da enchente da noite do resgate:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?