Coronavírus: Unicef repassa orientações para proteger crianças
O texto fornece orientações cruciais e uma lista de itens que devem ser verificados para manter alunos e escolas seguras
atualizado
Compartilhar notícia
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibilizou, nesta segunda-feira (16/03), orientações globais para proteger crianças e escolas da transmissão do vírus Covid-19. O documento foi elaborado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O texto fornece orientações cruciais e uma lista de itens que devem ser verificados para manter as escolas seguras. Em nota, o Unicef ainda ressaltou que é necessário reduzir os possíveis impactos no aprendizado e no bem-estar das crianças e dos adolescentes.
“Isso significa ter planos sólidos para garantir a continuidade da aprendizagem, incluindo opções de educação a distância – como estratégias de educação on line e transmissões de rádio e conteúdo acadêmico e acesso a serviços essenciais para todas as crianças”, diz o comunicado.
O documento ainda solicita o fornecimento de informações às crianças sobre como elas devem se proteger, além da promoção de melhores práticas de higiene e lavagem das mãos, aumento do fluxo de ventilação e a limpeza dos edifícios escolares.
“O Unicef está incentivando os sistemas educacionais – estejam as escolas abertas ou atuando de forma remota – a que forneçam aos alunos um apoio integral. Além de explicar às crianças como proteger a si mesmas e suas famílias, é preciso facilitar o apoio à saúde mental e ajudar a prevenir o estigma e a discriminação, incentivando estudantes para que sejam gentis uns com os outros e evitem estereótipos ao falar sobre o vírus”.