Coronavírus: Saúde não sabe se casos do HFA estão contabilizados
A Justiça Federal determinou que HFA informe imediatamente à Secretaria de Saúde do Distrito Federal a lista de pacientes com Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Neste sábado (21/03), o Ministério da Saúde admitiu que não tem como assegurar se os casos positivos analisados pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, estão no balanço da pasta e nos cálculos do Distrito Federal.
“O repasse [das informações] é uma prerrogativa desde 1975. Toda instituição tem a obrigação, mas não há como precisar se os diagnosticados no HFA estão contabilizados nos casos do DF”, afirmou o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
A declaração ocorre após a Justiça Federal determinar que o HFA informe imediatamente à Secretaria de Saúde do Distrito Federal a “lista de pacientes com sorologia positiva para a Covid-19”.
A comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que viajou aos EUA, realizou o exame nesse hospital para verificar a presença do novo coronavírus.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, faz uma ressalva. “O hospital tem a obrigação de divulgar os casos, mas não podem divulgar a lista de quem testou positivo. Isso é crime”, destacou.
O governo do DF recorreu à Justiça para ter acesso às informações. Caso o HFA não divulgue, foi estipulada multa de R$ 50 mil por paciente cujo exame for omitido.