Coronavírus: Prefeitura do Rio decreta situação de emergência
Se não houver medidas de contenção, o órgão disse esperar que mais de 24 mil sejam infectadas nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia
Com o avanço no número de casos de coronavírus no Rio de Janeiro, a prefeitura decretou estado de emergência, nesta terça-feira (18/03). O Ministério da Saúde investiga a segunda morte pela Covid-19 no Brasil, registrada em Niterói, nessa terça-feira (17/03). A medida foi publica no Diário Oficial do estado.
Segundo a Prefeitura do Rio, caso não haja a contenção na propagação do vírus, estima-se que mais de 24 mil pessoas serão infectadas em nove dias. Os hospitais esperam mais de 31 mil pessoas internadas ao mesmo tempo, no período.
O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) explicou que a expectativa de doentes e internados supera a oferta de leitos disponíveis atualmente no município. “Exigimos a imediata ampliação dessa disponibilidade, mediante a realização de obras e aquisição de insumos, não planejadas”, notificou a prefeitura por meio do decreto.
O Centro de Operações (COR) do Rio já funcionava em estágio de alerta desde a tarde dessa terça-feira. O documento também exige a mobilização dos órgãos municipais em ações de redução das consequências do desastre e a volta das atividades de agentes da saúde inativos.
O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), decretou na semana passada a suspensão por 15 dias de todos os eventos públicos e a antecipação das férias escolares nas redes pública e privada. Além disso, bloqueou a entrada de ônibus que tenham passado por lugares com casos confirmados de coronavírus e avalia a interdição das praias locais.