metropoles.com

Coronavírus: prefeitura anuncia lockdown em três bairros do Rio de Janeiro

Medida, segundo o prefeito Marcelo Crivella, tem por objetivo impedir que serviços não essenciais continuem em atividade durante a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Marcelo Crivella
1 de 1 Marcelo Crivella - Foto: Pedro França/Agência Senado

O Rio de Janeiro vai adotar o bloqueio parcial em bairros da Zona Oeste carioca, que não estão respeitando o isolamento social como medida de proteção ao coronavírus. A decisão foi divulgada na manhã desta quarta-feira (06/05) pelo prefeito do município, Marcelo Crivella.

Na prática, o bloqueio, também chamado de lockdown, significa que comerciantes que insistem em abrir as lojas e empresários que atuam em ramos considerados não essenciais serão punidos se forem flagrados desrespeitando a norma.

O lockdown começa já nesta quarta em três bairros da capital fluminense: Campo Grande, Bangu e Santa Cruz. O primeiro tem o maior número de mortes no município.

5 imagens
Bombeiros encontraram nesta terça-feira (8/9) o corpo de um adolescente
1 de 5

Em um futuro próximo, viagens a locais famosos e distantes serão substituídas por destinos que exijam pouco deslocamento

Getty Images
2 de 5

Conceição Freitas/Metrópoles
3 de 5

Reprodução
4 de 5

Istock
5 de 5

Bombeiros encontraram nesta terça-feira (8/9) o corpo de um adolescente

iStock

Não está descartada a possibilidade de o governo decretar o bloqueio também a nível estadual, uma vez que o governador Wilson Witzel, que está isolado com a Covid-19, já recebeu a recomendação do Ministério Público do Rio (MPRJ) para que seja apresentado, em até 72 horas, um estudo sobre a viabilidade do lockdown em todo o Rio de Janeiro.

Nos três bairros do Rio onde o bloqueio começa já a partir desta quarta, guardas municipais fiscalização a ação de comerciantes. “Vamos colocar um posto da Guarda Municipal nesses locais e fechar tudo. Assim evita que as pessoas transitem por esses locais. Não é o que queríamos porque atrapalha a circulação de quem não tem nada com isso”, disse Crivella.

Outros estados

Maranhão e Pará foram os primeiros estados do país que impuseram o lockdown como medida contra o coronavírus. A Região Metropolitana de São Luís iniciou o bloqueio total nessa terça (05/05).

No Pará, a medida deve entrar em vigor a partir desta quinta (07/05), em sete municípios da região metropolitana e outros três no interior. São eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia, Santo Antônio do Tauá e Breves.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?