Coronavírus: Pará é o segundo estado brasileiro a adotar “lockdown”
A medida que visa conter a disseminação da Covid-19, foi divulgada no início da noite desta terça-feira pelo governador Helder Barbalho
atualizado
Compartilhar notícia
O Pará é o segundo estado brasileiro a adotar o “lockdown” (bloqueio total) como uma forma de conter a disseminação do novo coronavírus. O anúncio foi feito no início da noite testa terça-feira (05/05) pelo governador Helder Barbalho. De acordo com o pronunciamento, a medida deve funcionar a partir desta quinta-feira (07/05) e permanecerá até o próximo dia 17.
Barbalho também afirmou que punições poderão ser aplicadas em caso de descumprimento da medida, mesmo após o lockdown.
” Quem procurar algum serviço próximo de casa ou for trabalhar, deve levar identidade com foto, carteira de trabalho ou funcional, pois estaremos fazendo bloqueio de vias, fiscalização nas ruas. Quem estiver sem máscara também estará proibido de circular”, afirmou o governador durante o pronunciamento.
O decreto ainda será publicado e prevê a medida em sete municípios da região metropolitana e outros três no interior. São eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia, Santo Antônio do Tauá e Breves.
O governo do Pará ressalta que a medida não fechará os serviços essenciais.
Não decretamos o fechamento de serviços essenciais, como supermercados, farmácias, postos de gasolina e bancos.
Não acredite em fake news. Faça a sua parte na luta contra a pandemia. #FicaEmCasa #ParáContraoCoronavírus ❌? pic.twitter.com/9zVYYmigCE
— Governo do Pará (@GovernoPara) May 5, 2020
Lockdown
O Maranhão foi o primeiro estado a adotar a medida. A Região Metropolitana de São Luís iniciou o bloqueio total nesta terça. Fortaleza (CE) também anunciou o endurecimento das medidas de isolamento social, mas não definiu como lockdown.