Coronavírus: Mandetta pede “serenidade e calma” à população
O ministro ressaltou ainda que o enfrentamento ao coronavírus passa pela conscientização individual. Brasil tem 291 casos confirmados
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu “serenidade e calma” aos brasileiros no enfrentamento da pandemia de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.
Para ele o desafio, apesar de grande é possível vencê-lo. “Serenidade, calma, respeito e amor ao próximo nos ajudarão a superar esse desafio”, escreveu no Twitter nesta quarta-feira (18/03).
O ministro ressaltou. “O enfrentamento ao coronavírus passa pela conscientização individual e coletiva de que se deve ter humildade e respeito pela vida dos mais frágeis”, concluiu.
O enfrentamento ao coronavírus passa pela conscientização individual e coletiva de que se deve ter humildade e respeito pela vida dos mais frágeis. Serenidade, calma, respeito e amor ao próximo nos ajudarão a superar esse desafio! Obrigado, ??! ?
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) March 18, 2020
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira o pedido de reconhecimento do Estado de Calamidade Pública por conta da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A medida, na prática, dispensa a União do cumprimento da meta de resultado fiscal de déficit primário de R$ 124,1 bilhões e suspende obrigações de redução de despesa com pessoal. Em sua justificativa, o presidente afirma que a atual situação é “sem precedentes”.
Balanço
Subiu para 291 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde até 18h10 dessa terça-feira (17/03). Atualmente, são monitorados 8.819 casos suspeitos e outros 1.890 já foram descartados.
As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população por meio da prevenção.