metropoles.com

Coronavírus: governo pode fechar fronteiras? Veja o que diz a lei

Artigos da Constituição Federal norteiam como o Brasil deve agir. Especialistas divergem da necessidade de suspender deslocamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com o avanço do coronavírus, a pressão para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) feche as fronteiras brasileiras tem aumentado. Ministros, governadores e até entidades médicas pedem o bloqueio. Atualmente, o governo monitora o fluxo migratório, mas sem impedimentos.

Nove países da Europa decidiram fechar totalmente ou parcialmente as suas fronteiras devido à rápida propagação do coronavírus. Lá, os casos passam de 50 mil. Argentina, Chile e Colômbia fecharam fronteiras por 15 dias. O Paraguai tem barrado brasileiros na Ponte da Amizade.

Ao menos cinco artigos da Constituição Federal tratam do assunto. Somente o Executivo, ou seja, a Presidência da República pode determinar o fechamento.

Em linhas gerais, a lei determina que as relações internacionais do país são regidas pela independência nacional. Cabe à Polícia Federal executar o monitoramento das fronteiras.

Veja o que diz a Constituição:

  • Artigo 4º: as relações internacionais são regidas pelos princípios de independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não-intervenção, igualdade entre os Estados, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, repúdio ao terrorismo e ao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, e concessão de asilo político.
  • Artigo 20º: são bens da União as terras “devolutas indispensáveis” à defesa das fronteiras.
  • Artigo 21º: afirma que cabe ao Executivo executar os serviços de polícia marítima, aérea e de fronteira.
  • Artigo 22º: diz que cabe à União, ou seja, ao Executivo, legislar sobre casos de emigração e imigração, entrada, extradição e expulsão de estrangeiros
  • Artigo 144º: cita as atribuições de segurança pública, afirma que o monitoramento de fronteiras cabe à Polícia Federal.

Para professor  da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) Cristiano Paixão Araújo Pinto, a medida é enérgica. Ele acredita que o governo não decretará agora o fechamento.

“Em tese, até caberia o fechamento. A lei cita calamidade de grandes proporções na natureza. Acredito que, do jeito como está sendo conduzida, não é o que deve acontecer por agora. Os governo estaduais e municipais estão adotando medidas contra o vírus”, argumenta.

O especialista explica que existem dois mecanismos que permitem o fechamento das fronteiras: estado de defesa e sítio. Em ambos os casos, o Congresso é ouvido por se tratar de uma restrição de liberdade pública.

Alguns médicos apoiam a medida. A Associação Médica Brasileira (AMB) é uma das entidades que querem o fechamento das fronteiras. Venezuela e Guiana chamam a atenção do grupo.

“É urgente que se feche as fronteiras. Faltam equipamentos mínimos de proteção individual, inclusive máscaras, com a intensificação dos atendimentos na região, após o primeiro caso confirmado”, pondera o presidente da AMB, Lincoln Ferreira, se referindo a Roraima.

Nesta segunda-feira (16/03), o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL), pediu ao ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência que a fronteira do estado com a Venezuela fique fechada.

“A vulnerabilidade se dá pela falta de informações e de confiabilidade em relação aos dados e à realidade sanitária no âmbito da Venezuela, cujos imigrantes continuam chegando no estado diariamente”, destaca o ofício do governador.

Ministros fazem coro
No governo, dois ministros defendem o bloqueio: Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

Mandetta trata o caso como um exceção. Ele é contra o fechamento de fronteiras, mas reconhece a necessidade por não haver interlocução com a Venezuela. Moro acredita que o fechamento é adequado e apoia a necessidade da iniciativa.

Territórios que fazem fronteira com Brasil:

  • Guiana Francesa
  • Suriname
  • Guiana
  • Venezuela
  • Colômbia
  • Uruguai
  • Argentina
  • Paraguai
  • Bolívia
  • Peru

Bolsonaro é contra
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Bolsonaro disse que não seria possível fechar as fronteiras brasileiras. “O Brasil é um país sem fronteiras, não tem espaço na lei para fechar”, afirmou ao jornalista José Luiz Datena.

O presidente disse considerar a medida pouco efetiva. “Pode até fechar a fronteira com a Venezuela, mas [a entrada] vazaria por outro lugar”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?