metropoles.com

Coronavírus: governo libera patrimônio genético para pesquisa

Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente dispensaram cadastramento de material genético e pesquisas relacionadas ao coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
DNA
1 de 1 DNA - Foto: Istock

Os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente dispensaram o cadastramento prévio para uso do patrimônio genético em pesquisas sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Enquanto durar a emergência de saúde, as remessas de amostra de patrimônio genético para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, necessariamente vinculados à situação epidemiológica, poderá ser realizada sem a necessidade de cadastramento prévio da atividade no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

A portaria interministerial foi publicada nesta segunda-feira (06/04) no Diário Oficial da União (DOU).

A divulgação dos resultados, finais ou parciais, em meios científicos ou de comunicação, das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico poderá ser realizada sem a necessidade de cadastramento prévio da atividade de acesso no SisGen.

Os resultados das atividades de pesquisa não poderão ser utilizados para o requerimento de qualquer direito de propriedade intelectual enquanto não tiver sido realizado o cadastro e os demais procedimentos exigidos na Lei.

“Os benefícios resultantes da exploração econômica de produto acabado ou material reprodutivo oriundo de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico serão repartidos”, determina a portaria interministerial.

Os usuários que, durante o período que realizarem pesquisa do tipo ao longo do estado de emergência, terão o prazo para o cadastramento ou notificação de um ano, contado da data de encerramento da situação pelo Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?