Coronavírus: governo fará protocolo para uso da cloroquina
Ministério da Saúde aguarda resultados em pacientes brasileiros para recomendar uso no tratamento da Covid-19. Testes serão iniciados
atualizado
Compartilhar notícia
Governo está estabelecendo um protocolo para uso da cloroquina, medicamento contra a malária que tem sido testado na terapia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
O secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, adiantou neste sábado (21/03) que o governo editará regras para a testagem.
“Não estamos dizendo que não vamos usar. Vamos observar como a droga se comportará em casos de pacientes brasileiros”, afirmou.
Segundo o secretário, somente depois o remédio será indicado oficialmente para o tratamento da Covid-19.
“Se mostrando eficaz, aí sim faremos um ajuste de bula e a recomendação para [a prescrição]”, concluiu.
Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que o Brasil testará em pacientes com Covid-19 o remédio normalmente usado contra a malária.
Segundo o presidente, a cloroquina se mostrou promissora contra o vírus em estudos iniciais em outros países e agora será testada em pacientes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
“Agora há pouco profissionais me informaram que iniciaram um protocolo de pesquisa para avaliar a eficácia da cloroquina nos pacientes com Covid-19”, afirmou em uma rede social.