Coronavírus: Brasil fará parceria de equipamentos com a Itália
Os dois países, segundo Ministério da Saúde, trocarão ventiladores respiratórios usados em casos de pacientes graves
atualizado
Compartilhar notícia
O governo brasileiro anunciou neste sábado (21/03) que fará uma parceria com a Itália para compartilhar equipamentos, como ventiladores respiratórios.
A intenção do Ministério da Saúde é trocar experiências e apoio logístico com o país europeu para controlar a disseminação de coronavírus, causador da covid-19.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a Itália pediu ventiladores respiratórios, equipamento usado no tratamento de pacientes graves.
“Vamos fazer uma parceria com a Itália e esperamos que ela possa resolver rapidamente a questão do coronavírus e que possa nos ajudar posteriormente”, adiantou.
Segundo o secretário, o Brasil tem conversado com outros países em busca de dar e receber ajuda.
A parceria envolverá a troca de itens como equipamentos de proteção individual, como máscaras, insumos laboratoriais, e equipamentos para montagem de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs).
A Itália é o atual epicentro da doença no mundo. Lá, o governo italiano já confirmou 6.557 adoecimentos e 4.825 mortes.
Novos dados
O Ministério da Saúde pretende nos próximos dias começar a divulgar dados de leitos de UTI disponíveis e de pacientes internados.
Gabbardo frisou que as informações serão repassadas pelas secretarias de Saúde dos estados e do DF e, sem seguida, a pasta divulgará os números.
Neste sábado, o governo confirmou 1.128 adoecimentos por Covid-19 no Brasil. Antes eram 905 doentes e 11 óbitos.