Coronavírus: bancos poderão alterar horário de atendimento
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (23/03) pelo Banco Central. O objetivo é evitar aglomerações durante a crise do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Os horários de atendimento ao público de bancos e demais instituições financeiras poderão ser alterados enquanto perdurar a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
A resolução foi publicada nesta segunda-feira (23/03) pelo Banco Central (BC), no Diário Oficial da União (DOU).
Com a decisão, as instituições ficam isentas da obrigação de notificar um mês antes as mudanças nos horários. Ainda, o prazo de cinco horas ininterruptas de atendimento ao público fica dispensado.
Apesar de ter maior autonomia, o BC exige que as mudanças fiquem dispostas dentro das agências em locais visíveis ao público. Além disso, há necessidade de comunicar os clientes por meio dos canais on-line de atendimento.
“Assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no país, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), dispensada a antecedência de comunicação de alteração”, informou a portaria.
As instituições também deverão avisar os clientes sobre o limite da quantidade de pessoas nas agências, a fim de evitar aglomerações.