metropoles.com

Coronavírus: Anvisa indica uso de máscara vencida e reutilização

Em nota técnica, Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda, em caso de necessidade, flexibilidade no manejo de materiais

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Máscara no fundo vermelho
1 de 1 Máscara no fundo vermelho - Foto: Getty Images

Em nota técnica publicada neste sábado (21/03), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica, caso necessário, uso de máscaras N95 fora do prazo de validade e reutilização desse material. A medida é recomendada somente para profissionais de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

No documento, porém, a Anvisa alerta que a reutilização só deve acontecer com máscaras em boas condições. A sugestão da agência vem em meio ao receio de o sistema de saúde entrar em colapso com o avanço do coronavírus no Brasil, conforme alertou nessa sexta (20/03) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Confira o que diz a nota:

“Excepcionalmente, em situações de carência de insumos e para atender a demanda da epidemia da Covid-19, a máscara N95 ou equivalente poderá ser reutilizada pelo mesmo profissional, desde que cumpridos passos obrigatórios para a retirada da máscara sem a contaminação do seu interior. Com objetivo de minimizar a contaminação da máscara N95ou equivalente, se houver disponibilidade, pode ser usado um protetor facial (face shield). Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)”.

No comunicado, a Anvisa faz uma série de outras recomendações aos profissionais de saúde: não sobrepor máscara cirúrgica convencional sobre a N95, para evitar desperdício; e “não tentar realizar a limpeza da máscara N95 ou equivalente, já utilizadas, com nenhum tipo de produto”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?