Coronavírus: 95% dos brasileiros lavam a mão com mais frequência
Pesquisa foi feita pela FSB nos dias 18 e 19 de março. Maioria dos entrevistados se disse bem-informada sobre a doença
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa da FSB feita nos dias 18 e 19/03 mostra que os brasileiros têm conhecimento sobre o novo coronavírus e se julgam bem- informados sobre a pandemia. No entanto, a disseminação de notícias falsas atrapalha o entendimento sobre a Covid-19.
Segundo o levantamento, os brasileiros mudaram alguns hábitos após a situação no país se agravar. Ao todo, 95% disseram lavar as mãos com mais frequência. E 88% afirmaram evitar cumprimentar outras pessoas com beijos, abraços e apertos de mão.
Para 65% dos entrevistados, a situação de pandemia do coronavírus no Brasil é grave. Esse número sobe para 91% quando se opina sobre a crise mundial.
Ao todo, 99% dos entrevistados disseram que já ouviram falar do coronavírus. Além disso, 73% se disseram bem-informados sobre a situação.
No entanto, a quantidade de informações que circulam no país sobre a Covid-19, doença provocada pelo novo vírus, confunde os brasileiros.
De acordo com o levantamento, oito em cada 10 entrevistados afirmaram que todo mundo que pega o coronavírus apresenta sintomas. Mas o próprio Ministério da Saúde já disse que há casos assintomáticos no Brasil.
Pessoas sem sintomas são, inclusive, as que mais espalham o vírus.
Na mesma linha, 71% afirmaram que, em caso de qualquer sintoma, o paciente deve procurar atendimento médico. O que também contraria as recomendações das autoridades em saúde.
Medidas do governo
A pesquisa também perguntou aos brasileiros o que eles acham das medidas adotadas pelo governo para conter a disseminação do coronavírus. Oito em cada 10 concordam com o fechamento de bares e restaurantes.
Além disso, 92% defendem a proibição de shows e eventos culturais, enquanto 91% aceitam o cancelamento de eventos esportivos.