metropoles.com

Coronavírus: 1,6 milhão de vulneráveis vive longe de UTIs

Conclusão faz parte de estudo do Ipea, que analisou as 20 maiores cidades do país. Brasília fica em segundo ao se analisar a porcentagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Pelo menos 1,6 milhão de brasileiros vulneráveis mora longe de hospitais com capacidade para internar pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em estado grave. Essa cifra é composta por pessoas de baixa renda e que têm mais de 50 anos.

A conclusão faz parte de levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisou o Sistema Único de Saúde (SUS) nas 20 maiores cidades do país. Veja a íntegra do estudo aqui.

O total apresentado equivale a 41% da população vulnerável. Isso significa que quatro em 10 pessoas desse grupo estão praticamente desamparadas quanto ao tratamento da doença.

“Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba aparecem em destaque, com mais de 100 mil habitantes em condições potencialmente vulneráveis e com mais difícil acesso a hospitais com leitos de UTI e respiradores mecânicos”, diz o texto.

Em Brasília, 67,1% da população vulnerável tem menos acesso ao SUS para internação, segundo o estudo do Ipea. A capital do país só fica atrás de Curitiba, onde essa taxa é de 67,3%.

Até para fazer triagem

Cerca de 228 mil pessoas de baixa renda e acima de 50 anos moram a mais de 30 minutos de caminhada até uma unidade de saúde que poderia fazer triagem e dar encaminhamento com casos suspeitos.

Esse número representa, segundo o estudo, cerca de 5% da população vulnerável das 20 cidades analisadas.

Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Duque de Caxias (RJ), Campinas (SP) e Goiânia (GO) são as cidades que apresentam, respectivamente, a maior concentração de pessoas que moram a mais de 30 minutos de caminhada de um hospital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?