metropoles.com

Copom inicia sexta reunião do ano para definir Selic

O colegiado vai decidir se a taxa básica de juros será mantida em 13,75%. O resulta sairá apenas na quarta-feira (27/9), às 18h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
vista aérea do Banco Central em Brasília
1 de 1 vista aérea do Banco Central em Brasília - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia, nesta terça-feira (20/9), a reunião que irá definir os rumos da taxa básica de juros do país, a Selic. Esse é o sexto encontro do ano. O resultado será divulgado na quarta-feira (21/9), às 18h.

A expectativa do mercado financeiro é de manutenção da Selic no patamar atual de 13,75%. Contudo, o colegiado está trabalhando com outro cenário: um possível aumento de 0,25 pontos.

A queda da inflação nos últimos dois meses reforçou a previsão das instituições financeiras pela manutenção da Selic. Em julho, houve deflação de 0,68% e, em agosto, de 0,36%.

Com esse último resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses.

O que é a taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?