COP29 em Baku começa nesta segunda (11/11). Entenda como vai funcionar
A COP29 reúne 195 nações para discutir detalhes da implementação do Acordo de Paris. Objetivo é conter emergência climática
atualizado
Compartilhar notícia
A capital do Azerbaijão, Baku, sedia, a partir desta segunda-feira (11/11), a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29). O evento, que termina dia 22 deste mês, é um desdobramento do Acordo de Paris, firmado em 2015, e visa a detalhar compromissos entre as 195 nações.
Devido a recomendações médicas após acidente doméstico, o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não irá comparecer. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é quem representará o país.
Neste ano, o Brasil terá uma das maiores delegações, com 1.400 participantes. Na COP28, de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o país levou 1.337 delegados e formou o maior grupo nacional envolvido no evento. A expectativa é que o encontro receba de 50 mil a 60 mil pessoas.
O que é a COP e o que será discutido
A COP é um encontro que reúne todos os 195 países, reconhecidos pela ONU, signatários do Acordo de Paris. O evento é realizado anualmente para discutir termos complementares e propostas de implementação do que foi negociado em 2015.
Na prática, são colocadas demandas de nações e há muita discussão sobre financiamento de programas, critérios de aplicação de recursos e projetos para solucionar problemas. As nações em desenvolvimento têm apresentado as demandas de necessidade de financiamento.
Os recursos solicitados aos países desenvolvidos são para financiar o abandono de combustíveis fósseis e o desenvolvimento de energias renováveis. Há, ainda, a demanda de dinheiro para adaptação à mudança do clima, mitigação e perdas e danos decorrentes de eventos climáticos extremos.
Também entram na pauta cobranças para que todos os países cumpram as metas de redução nas emissões de carbono e o estabelecimento de planos detalhados para a execução do que foi assumido enquanto compromisso.
COP30
Em novembro de 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, no Pará.
Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o país deve receber mais de 40 mil visitantes durante os dias da Conferência. Destes, quase 7 mil fazem parte da chamada “Família COP”, composta por equipes da Organização das Nações Unidas (ONU) e delegações de países membros.