metropoles.com

COP29 em Baku começa nesta segunda (11/11). Entenda como vai funcionar

A COP29 reúne 195 nações para discutir detalhes da implementação do Acordo de Paris. Objetivo é conter emergência climática

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aziz Karimov/Getty Images
Imagem colorida de letreiro da COP29 em Baku, capital do Azerbaijão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de letreiro da COP29 em Baku, capital do Azerbaijão - Metrópoles - Foto: Aziz Karimov/Getty Images

A capital do Azerbaijão, Baku, sedia, a partir desta segunda-feira (11/11), a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29). O evento, que termina dia 22 deste mês, é um desdobramento do Acordo de Paris, firmado em 2015, e visa a detalhar compromissos entre as 195 nações.

Devido a recomendações médicas após acidente doméstico, o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não irá comparecer. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é quem representará o país.

Neste ano, o Brasil terá uma das maiores delegações, com 1.400 participantes. Na COP28, de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o país levou 1.337 delegados e formou o maior grupo nacional envolvido no evento. A expectativa é que o encontro receba de 50 mil a 60 mil pessoas.

O que é a COP e o que será discutido

A COP é um encontro que reúne todos os 195 países, reconhecidos pela ONU, signatários do Acordo de Paris. O evento é realizado anualmente para discutir termos complementares e propostas de implementação do que foi negociado em 2015.

Na prática, são colocadas demandas de nações e há muita discussão sobre financiamento de programas, critérios de aplicação de recursos e projetos para solucionar problemas. As nações em desenvolvimento têm apresentado as demandas de necessidade de financiamento.

Os recursos solicitados aos países desenvolvidos são para financiar o abandono de combustíveis fósseis e o desenvolvimento de energias renováveis. Há, ainda, a demanda de dinheiro para adaptação à mudança do clima, mitigação e perdas e danos decorrentes de eventos climáticos extremos.

Também entram na pauta cobranças para que todos os países cumpram as metas de redução nas emissões de carbono e o estabelecimento de planos detalhados para a execução do que foi assumido enquanto compromisso.

COP30

Em novembro de 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, no Pará.

Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o país deve receber mais de 40 mil visitantes durante os dias da Conferência. Destes, quase 7 mil fazem parte da chamada “Família COP”, composta por equipes da Organização das Nações Unidas (ONU) e delegações de países membros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?