Convocadas pela esquerda, carreatas contra Bolsonaro e pró-vacina saem às ruas em SP e RJ
Partidos políticos, lideranças sindicais e estudantis organizaram manifestações em várias cidades brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo segundo fim de semana consecutivo, as ruas de várias cidades brasileiras foram tomadas por carreatas que pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e urgência na vacinação da população brasileira contra o novo coronavírus.
O ato deste domingo (31/1) foi puxado por organizações ligadas a partidos de esquerda, como Povo Sem Medo, Brasil Popular, Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e Central Única dos Trabalhadores. Até às 16 horas, não havia balanço sobre o público reunido, nem quantas cidades foram palco para protestos.
Em São Paulo, a carreata se concentrou pela manhã nos arredores do Estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital. Ao meio-dia, carros gritando “Fora Bolsonaro” e “Vacina Já” circulavam pela avenida Angélica, no distrito da Santa Cecília, centro tradicionalmente progressista da capital. Em seguida, parte dos manifestantes ocupou a Avenida Paulista.
Além do impeachment do presidente, os manifestantes exibiam cartazes em que pediam a volta do auxílio emergencial e a celeridade da vacinação contra a Covid-19.
Em São Paulo, além da capital, houve manifestações pelo impeachment de Jair Bolsonaro em Guarulhos, Ilha Bela, Osasco, Ribeirão Preto, Santos e Sorocaba.
No Rio de Janeiro, foram realizados protestos na capital e em Niterói. Na parte da manhã, o ato começou na Avenida Augusto Severo, na Glória, passou pela orla de Copacabana e foi até o Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Com bandeiras e faixas, os manifestantes usaram bicicletas, motos e carros durante o trajeto. No início da tarde, a carreata do Rio causava lentidão em Copacabana.
CARREATA | COPACABANA – Carreata passa agora pela Rua Barata Ribeiro, na altura da Rua Constante Ramos. Trânsito lento no trecho. #zonasul pic.twitter.com/0qphJGMLLl
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) January 31, 2021
Em Niterói, o evento foi organizado por centrais sindicais de partidos de oposição e reuniu carros e trio elétrico. A concentração ocorreu na Praça da Cantareira, em São Domingos. A carreata seguiu pelas ruas de Icaraí e Centro.
Em Brasília, carreatas foram às ruas durante a manhã, com maior concentração na Esplanada dos Ministérios.
Artistas também se reuniram no gramado em frente ao Congresso Nacional para realizar uma performance contra a atuação do governo federal no combate à pandemia de Covid-19. Em menor número, grupos de apoiadores do chefe do Executivo também foram ao local para se contraporem aos manifestantes que pedem a saída do titular do Planalto.
Veja imagens das manifestações em São Paulo:
Veja imagens das manifestações em Brasília:
Durante a tarde, um pequeno grupo de apoiadores do presidente se aglomerou em na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Alvorada, sede do Poder Executivo. Veja imagens: