Convidado pelo Planalto, Barroso confirma presença no 7 de Setembro
Todos os ministros do STF, integrantes do Legislativo e do Judiciário foram chamados para as comemorações de Independência em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Com Esplanada dos Ministérios repleta de tendas e estruturas montadas para o evento de 7 de Setembro, em Brasília, o Palácio do Planalto também já deu andamento à lista de convidados para o desfile cívico-militar. Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário receberam convites para participar das comemorações do Dia da Independência na capital.
Todos os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram chamados pela Secretaria de Comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, confirmou presença no evento. Os demais membros da Corte ainda não se manifestaram.
Athur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado Federal, também foram convidados, mas ainda não confiraram presença.
Em 31 de agosto, o governo federal iniciou os ensaios para as comemoraões da Independência. O evento teste contou com a simulação de momentos emblemáticos da cerimônia, como o desfile do presidente da República a bordo do Rolls-Royce, ao longo da Esplanada dos Ministérios. Também houve uma apresentação da banda marcial do Exército, tocando ritmos brasileiros.
As comemorações do 7 de Setembro este ano farão referência à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, com a participação de profissionais que atuaram no socorro ao estado.
Além disso, chamarão atenção para o tema da vacinação, com um desfile do mascote Zé Gotinha, e homenagearão atletas olímpicos.
O desfile de 7 de Setembro é gratuito e é realizado na Esplanada dos Ministérios. A entrada do público será liberada a partir das 6h20 do próximo sábado (7/9). O início está previsto para 8h45. O governo espera receber 30 mil pessoas no local.